A primeira ida ao dentista – Quando?

A promoção de uma saúde oral adequada deve começar muito precocemente na vida de uma criança.

Já anteriormente tínhamos falado da saúde oral, nomeadamente da lavagem dos dentes, da pasta de dentes a escolher e também do quando devemos começar a lavar os dentes aos bebés. Hoje falamos de mais um tema que é frequentemente fonte de dúvidas nos papás.

Os papás muitas vezes apresentam esta dúvida: Quando devemos levar o bebé ao dentista pela primeira vez? A verdade é que muitas vezes esta primeira consulta é marcada já numa fase tardia para o recomendado.

 

Quando surgem os primeiros dentes?

Em geral, o nascimento dos primeiros dentes inicia-se por volta dos 6-8 meses, sendo mais comumente os incisivos centrais inferiores (a meio da gengiva de baixo), seguidos pelos incisivos centrais superiores.Posteriormente aparecem os restantes dentes até completar a dentição de leite, composta por 20 dentes, até aos 3 anos.

 

Qual a idade para ir ao dentista pela primeira vez?

De acordo com a Academia Europeia e a Academia Americana de Odontopediatria, a primeira consulta no dentista deve ser realizada no primeiro ano de vida, ou quando nasce o primeiro dente. 

 

Porque é importante uma ida precoce ao dentista?

Na primeira consulta de medicina dentária do bebé, é estabelecido um programa preventivo de saúde oral, é acompanhada a evolução do crescimento dentário e os papás alertados para os hábitos que podem ser nocivos à futura dentição da criança.

 

Qual a periodicidade ideal para o bebé/criança ir ao dentista?

Não existindo nenhuma situação de risco a criança deve ir ao dentista de 6 em 6 meses. Caso exista um risco agravado de cáries ou outros problemas na boca a criança deve consultar o dentista de 3 em 3 meses. No entanto, o seu médico dentista irá indicar quando deverá novamente observar a criança.

 

Segundo as estatísticas, Portugal é o segundo país da União Europeia com maiores carências de Saúde Oral. Cabe a cada um de nós inverter esta tendência e cuidar da saúde oral da mesma forma que cuidados da restante saúde do nosso corpo. A ida ao dentista desde cedo incute às nossas crianças bons hábitos que se irão reflectir na sua saúde futura.  

 

Referências Bibliográficas utilizadas neste artigo:

Author:
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria