Como cortar as unhas do bebé?

Cortar as unhas do bebé é uma tarefa que deixa muitos papás preocupados. Como cortar as unhas? Quando o devo fazer? o que devo utilizar? não vou magoar o bebé? 

Com este artigo vamos abordar o tema do corte das unhas e explicar como o deve fazer em segurança.

Nas primeiras semanas de vida, os bebés não têm coordenação motora, e acabam por fazer movimentos involuntários, levando as mãos ao rosto frequentemente. Alguns bebés nascem com as unhas compridas e os papás ficam com medo que o bebé se possa magoar. Além disso, as unhas muito compridas acumulam sujidade que o bebé pode levar à boca e contrair infeções.

 

Quando cortar as unhas do bebé?

Não há um timming exato para o corte das unhas dos bebés, este deve ser feito quando por algum motivo o mesmo se justifique. Quando o bebé nasce as unhas são frágeis e podem quebrar-se facilmente, o que faz com que o seu corte possa ser mais difícil.

É sempre melhor cortar as unhas do bebé quando este estiver a dormir ou quando estiver muito tranquilo, o que ocorre, por exemplo, após as mamadas. Assim a probabilidade de causar alguma lesão involuntária é muito menor.

 

O que utilizar para cortar as unhas do bebé?

Para cortar as unhas ao bebé podemos utilizar uma tesoura de pontas redondas para bebés, um corta unhas específico para bebés ou uma lima.

 

Como cortar as unhas do bebé?

As unhas do bebé devem ser cortadas com uma tesoura de pontas redondas, e num movimento reto, segurando a ponta do dedo para a unha ficar mais saliente e não ferir o dedo do bebé.

As unhas não devem ser cortadas muito curtas porque o risco de inflamação é maior. Depois de cortadas, as unhas devem ser limadas com uma lima de unhas para bebé, para eliminar possíveis pontas. 

Todo o material utilizado deve ser de uso exclusivo do bebé.

 

Qual a frequência com que devo cortar as unhas do bebé?

O ritmo de crescimento das unhas é muito variável, mas, em média, cortar as unhas semanal é suficiente.

As unhas dos pés geralmente crescem menos, e podem ser cortadas a intervalos maiores. 

 

Atenção!

Se o bebé tiver a unha encravada, com a pele em volta vermelha, deve contactar o médico que acompanha o bebé para verificar a necessidade de fazer alguma terapêutica anti-inflamatória ou anti-bacteriana.

No caso do bebé apresentar pequenas peles laterais à unha as mesmas não deverão sob nenhum motivo ser retiradas, sob pena de causar uma inflamação ou infeção grave.

Deverá hidratar bem a pele à volta da unha com creme hidratante ou cicatrizante e lavar as mãos com água e sabão, para tornar a pele mais macia.

 

Esperamos ter ajudado.

Em caso de dúvida contacte as nossas enfermeiras especialistas que o poderão esclarecer, nos cuidados a ter com as unhas do seu bebé.

 

Referências utilizadas neste artigo:

Author:
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria