Higiene oral infantil – A pasta de dentes do bebé/ criança
Na sequência do nosso primeiro artigo acerca da higiene oral dos mais pequenos, damos continuidade a este tema falando hoje acerca da pasta de dentes. Qual a pasta indicada para o meu filho? Que quantidade de pasta de dentes devo utilizar?
Vamos lá então saber,…
Devo utilizar pasta de dentes? Qual?
Esta é uma dúvida que os pais têm muitas vezes, e começa logo com o facto de se depararem com inúmeras marcas no supermercado. As principais diferenças entre as várias pastas de dentes prendem-se com a consistência (gel ou pasta), na quantidade de flúor e no sabor. A utilização de pasta de dentes é muito importante pois tem na sua constituição agentes antibacterianos, que diminuem a quantidade de bactérias na boca, abrasivos suaves, que permitem remover superficialmente as manchinhas nos dentes, e o flúor que fortalece o esmalte e protege das tão temidas cáries.
Quando escolherem a pasta de dentes os papás devem escolher uma que tenha um sabor apelativo para a criança e que tenha entre 1000 a 1500ppm de fluoretado (flúor). Atenção papás, devem escolher a pasta pela concentração de flúor e não pelas idades recomendadas nas embalagens, pois muitas vezes estão desatualizadas.
Qual a quantidade de pasta de dentes que devo colocar na escova?
A quantidade de pasta de dentes é uma preocupação, até porque sabemos que entre 30% a 63,2% da pasta de dentes é engolida durante a escovagem.
O recomendado é do tamanho sensivelmente de um grão de arroz até cerca dos 3 anos e do tamanho de uma ervilha após esta faixa etária. A quantidade de dentífrico a utilizar é sensivelmente idêntica ao tamanho da unha do 5º dedo da mão, da própria criança (dedo mindinho).
Quando é que devo mudar a escova de dentes do meu filho?
De acordo com a Ordem dos Médicos Dentistas a escova de dentes deve ser trocada a cada 3 meses, uma forma fácil de se lembrarem é sempre que mudar a estação do ano devem mudar a escova de dentes (Outono, Inverno, Primavera e Verão).
Espero que tenham gostado deste artigo, o próximo artigo será dedicado à lavagem dos dentes, como fazer e como tornar essa aprendizagem divertida para os mais pequenos. Até já… e boas escovagens.
Referências utilizadas para a elaboração deste artigo:
- Artigo – Atitudes e conhecimento dos pais quanto ao uso de dentifrícios fluoretados em crianças de um a 65 meses de idade
- DGS – PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ORAL
- Ordem dos Médicos Dentistas – Prevenção e Higiene Oral
- Manual para educadores – Programa Nacional de saúde Oral
- Tese – A saúde oral em contexto de creche
- Sociedade Portuguesa de Pediatria – Saúde Oral
- Artigo – Promoção da higiene bucal de pré-escolares: efeitos de uma intervenção educativa lúdica
- Ordem dos Farmacêuticos – Saúde Oral na Criança

Author: Ana Gaspar
Categorias
- Amamentação (16)
- Acessórios (1)
- Alimentação na Amamentação (1)
- Dificuldades (3)
- Lei (1)
- Medicação (2)
- Posições (4)
- Problemas (2)
- Vantagens (1)
- Bebés (57)
- Banho (3)
- Choro (1)
- Cólicas (1)
- Conforto do Bebé (2)
- Consultas (2)
- Cuidados do Bebé (8)
- Enxoval (2)
- Prematuro (13)
- Recém Nascido (5)
- Sono do Bebé (4)
- Transporte (6)
- Vacinas (1)
- Crianças (39)
- Acidentes (7)
- Alimentação das Crianças (9)
- Aprendizagem (8)
- Conforto das Crianças (3)
- Doenças (3)
- Higiene (1)
- Maternidade (1)
- Parentalidade (1)
Parcerias:
Na Aventura do Cuidar temos parcerias estratégicas com: