Picos de crescimento, o que são?
Os papás já ouviram falar com certeza de picos de crescimento. Mas afinal o que são os picos de crescimento? Quais os sinais que os bebés manifestam? Porque surgem?
Muitas vezes quando os papás estão a sentir as rotinas de casa com o bebé a acalmar,… Sofrem uma reviravolta, com o bebé a quebrar as suas rotinas… e os papás começam a desesperar… Calma pode ser apenas um pico de crescimento. Vamos explicar melhor do que falamos.
Como se desenvolve um bebé?
O crescimento do bebé, não se faz de uma forma suave e gradual. Pelo contrário, por picos, períodos nos quais seu crescimento e ganho de peso são acelerados.
O que são picos de crescimento?
Os picos de crescimento, também chamados de picos ou saltos de desenvolvimento, são um período no qual o bebé cresce mais do que em outras alturas. São caracterizados pelo aumento de peso, de comprimento e de perímetro cefálico (diâmetro da cabeça) a um ritmo superior ao seu normal.
Poderão igualmente surgir novas conquistas no que concerne às competências do bebé associado a estes picos de desenvolvimento.
Quando surgem os picos de desenvolvimento?
O primeiro ano do bebé é uma fase em que há um crescimento rápido a todos os níveis. Os picos de crescimento são especialmente frequentes neste período. Mais especificamente:
- 7º- 10º dia;
- 4ª – 6ª semana;
- 3º – 4ºmês;
- 6º mês;
- 9º mês.
Quanto tempo duram os picos de desenvolvimento?
O tempo de duração é variável, tanto depende de cada bebé como da sua idade. Mas em traços gerais podemos considerar: no caso dos recém-nascidos esses picos podem durar entre um a três dias; nos bebés mais velhos a sua duração tende a ser maior, podendo chegar a uma semana.
Quais os sinais que o bebé apresenta durante um pico de crescimento?
Alguns bebés podem passar por esta fase sem que manifestem obrigatoriamente qualquer tipo de sinal, no entanto outros há que apresentam sinais muito característicos. Estes sinais são mais frequentes em três campos principais: alimentação, sono e comportamento.
Assim sendo os bebés vulgarmente apresentam:
- Aumento de apetite (mamadas são mais frequentes, mais duradouras, mais vigorosas, parece que o bebé não fica saciado);
- Acorda mais vezes durante a noite noite;
- Choro sem motivo aparente, necessitando de mais colo e consolo.
O que posso fazer durante um pico de crescimento?
É uma fase complicada como já sabemos, portanto a paciência é fundamental. Se, se sentir cansada ou impaciente troque com outra pessoa e descanse é fundamental.
Se amamentar, nestas fases e de forma a aumentar a produção de leite, hidrate-se e alimente-se bem.
Caso seja necessário aumente a frequência com que amamenta o bebé ou a quantidade de leite que lhe dá por biberão, porque de facto pode haver uma necessidade maior de alimento por parte do bebé.
Dar colinho e mimo ao bebé,fazendo com que se sinta seguro e confortável.
Fundamentalmente, saiba que os picos de desenvolvimento são uma fase transitória, o bebé e as suas rotinas voltaram ao normal num período curto de tempo.
Referências bibliográficas utilizadas neste artigo:

Author: Diana Vaz
Categorias
- Amamentação (16)
- Acessórios (1)
- Alimentação na Amamentação (1)
- Dificuldades (3)
- Lei (1)
- Medicação (2)
- Posições (4)
- Problemas (2)
- Vantagens (1)
- Bebés (57)
- Banho (3)
- Choro (1)
- Cólicas (1)
- Conforto do Bebé (2)
- Consultas (2)
- Cuidados do Bebé (8)
- Enxoval (2)
- Prematuro (13)
- Recém Nascido (5)
- Sono do Bebé (4)
- Transporte (6)
- Vacinas (1)
- Crianças (39)
- Acidentes (7)
- Alimentação das Crianças (9)
- Aprendizagem (8)
- Conforto das Crianças (3)
- Doenças (3)
- Higiene (1)
- Maternidade (1)
- Parentalidade (1)
Parcerias:
Na Aventura do Cuidar temos parcerias estratégicas com: