Desenvolvimento da Linguagem – O que os papás precisam de saber
Como todos sabemos o desenvolvimento da linguagem é um dos aspetos essenciais no desenvolvimento de uma criança.
Mas afinal o que é a linguagem? Como é que a criança a desenvolve? Pois é, ao longo deste artigo pretendemos responder a estas questões.
O que é a linguagem?
Como referimos em cima, a linguagem é uma vertente fundamental no desenvolvimento da criança, uma vez que constitui a sua base de comunicação, de todas as aprendizagens ao longo da vida e da forma como estabelece os seus relacionamentos com o outro. Existem muitos tipos de linguagem, desde a oralidade, a escrita, a expressão corporal, os gestos, a arte e todos eles se interligam dando à criança ferramentas para exprimir as suas ideias e os seus sentimentos.
Podemos dizer que a linguagem tem uma vertente comunicativa, uma vez que nos permite expressarmo-nos, mas também uma vertente simbólica porque representa símbolos próprios da cultura em que estamos inseridos.
E não nos podemos esquecer que a linguagem já existe desde a barriga da mãe, a partir do 4º mês de gestação o bebé já percebe os sons da voz da mãe e reage a ela.
Para muitos papás a aquisição da linguagem é algo espontâneo e inato, ou seja, a criança aprende conforme ouve os papás falarem, as suas experiências, etc.
Sim, de certa forma isto é verdade, no entanto fiquem sabendo que dependendo do ambiente que rodeia a criança, esta pode ter momentos de aprendizagem mais ricos ou mais pobres.
Então, e como é que a criança desenvolve a linguagem?
Para a criança desenvolver a linguagem têm de existir 3 fatores:
- O aparelho fonador (órgãos responsáveis pela emissão de voz) e auditivo ser saudável;
- A criança tem de querer comunicar;
- A criança deve estar num ambiente estimulante ao desenvolvimento da linguagem.
Os papás sabiam que uma das primeiras formas de linguagem do bebé é o choro? Pois é através do choro a criança já comunica. Se os papás repararem dependendo da intensidade do choro, dos intervalos para respiração, da expressão não verbal, os bebés já estão a comunicar as suas necessidades.
Quais são as etapas do desenvolvimento linguístico?
Podemos dividir em dois períodos. O pré-linguístico que vai desde a barriga da mãe até cerca dos 10-12 meses e o linguístico dos 12 aos 36 meses.
Ora vejamos
| Barriga da mãe | a partir do 4º mês de gestação o bebé percebe os sons da voz materna e reage a ela. |
| Do nascimento aos 5 meses | O bebé está sensível às vozes e à linguagem (os gestos, a boca, o movimento dos lábios e da língua, a linguagem corporal, o tom, o volume, a lentidão na articulação das palavras) |
| 5 aos 6 meses | Existe um enriquecimento da linguagem em que o bebé começa a dizer “lalala” ou “bababa”, ou seja, começa a balbuciar |
| 7 aos 10 meses | o bebé junta ao balbuciar o movimento coordenado dos seus braços no sentido de comunicar, ou seja, dar ou pedir objetos |
| 10 aos 12 meses | Aparece a primeira palavra isolada.
Por volta dos 18 meses aparece a fase da “holófrase”, ou seja, a criança diz uma palavra com o significado de uma frase ex.: “aua” e aponta para o copo a criança quer dizer “quero beber água” ou “quero água” |
| A partir dos 18 meses | Começa a utilizar duas palavras, e aos 24 meses existe uma explosão na linguagem. A criança começa a utilizar frases que têm uma estrutura lógica, descrições ou adjetivos ou a expressão das emoções.
A criança descobre que cada coisa tem um nome. |
| Até aos 3 anos | É possível entender o que a criança diz. Tem a capacidade de aprender uma média de 10 palavras por dia.
Nesta fase aparece a palavra “eu”, ou seja, a criança manifesta a consciência de si mesma. |
Gostaríamos só de ressalvar que estes “marcos” não são estanques, dependem de criança para criança e da estimulação do seu meio envolvente.
Os papás sabem, qual a média de vezes que uma criança deve estar exposta a uma nova palavra para a poder adquirir??? 12 a 15 vezes, no entanto não basta repetir rua 15 vezes, os contextos onde determinada palavra “aparece” devem ser variados para que a criança consiga generalizar o mesmo conceito.
Por isso… boas conversas com os pequenotes!
Referências utilizadas para a realização deste artigo:
- Como as crianças adquirem e desenvolvem a linguagem
- Desenvolvimento da linguagem da criança no jardim de infância
- Desenvolvimento da linguagem na primeira infância e estilos linguísticos dos educadores
- O que se entende por língua e linguagem?
Author: Ana Gaspar
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