Para nos proteger e para proteger os outros, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda o uso de máscaras por todas e quaisquer pessoas com mais de 10 anos que permaneçam ou acedam a espaços interiores fechados com várias pessoas, utilizem transportes públicos e circulem ou permaneça, nos espaços e vias públicas em que o distanciamento físico recomendado não possa ser garantido.
Mas e o desenvolvimento das crianças? Será que fica afetado pelo uso generalizado de máscaras? O que é que os papás podem fazer para diminuir o impacto? Esta é uma preocupação crescente dos papás com que lidamos diariamente. Pretendemos com este artigo falar um pouco sobre este tema.
Todos sabemos que o uso de máscara é importante para o controlo da pandemia, mas à medida que cada vez mais pessoas usam, torna-se mais difícil ver o rosto das pessoas e ler as suas expressões. Se para os adultos, isto pode não representar grandes desafios, o mesmo não acontece com as crianças.
É importante percebermos que a face é um dos estímulos mais ricos para o desenvolvimento da comunicação da criança.
É também através das expressões faciais dos papás e do seu tom de voz que as crianças regulam a sua resposta quer no que respeita às outras pessoas, quer nas novas situações do dia a dia. Para que os bebés e crianças se sintam seguras, existe uma forte dependência das expressões faciais. É através das expressões dos seus pais que obtêm pistas emocionais para regular as suas respostas ou para identificar situações potencialmente ameaçadoras.
Pensem por exemplo, numa criança que está a andar no passeio e progressivamente vai-se encaminhado para a estrada, provavelmente se a mãe fizer uma expressão de aflição ou de medo a criança irá recuar. Mas e se ela não vir expressão nenhuma? Alguns estudos indicam que muitas vezes a criança só tem a real perceção do perigo pelas expressões dos seus papás/cuidadores. O facto de isto acontecer poderá levar a que as crianças se sintam mais ansiosas e inseguras com o seu ambiente envolvente.
Por outro lado, as máscaras podem também afetar o processo de imitação, essencial para o desenvolvimento da criança, por exemplo relativamente à comunicação. A grande maioria das vezes a criança começa a emitir os primeiros sons por imitação, ou seja, porque estão a tentar imitar os papás.
Podemos então concluir que o uso de máscara empobrece em muito, toda a informação da face necessária para um desenvolvimento harmonioso das crianças.
Mas e o que é que podemos fazer para minimizar este impacto?
- Apresentar a máscara à criança num lugar familiar, por exemplo em casa, antes da criança ter contacto com o mundo exterior;
- Deixar que a criança mexa na máscara e a coloque se quiser experimentar;
- Explicar à criança que os papás vão utilizar a máscara na rua e que as outras pessoas também usarão;
- Brinque com a criança ao “esconde-esconde” ou “peek-a-boo”, ou seja ponha e tire a máscara revelando sorrisos ou diferentes expressões;
- Brinque com a criança ao “adivinha a expressão”, ou seja peça à criança que tente adivinhar a sua expressão mesmo com a máscara colocada (vai permitir à criança identificar expressões mais facilmente só através do olhar);
- Fale com a criança através da máscara, uma vez que a máscara abafa a voz é importante encontrar um “volume” de fala que a criança consiga ouvir.
Se usar máscara é tão importante para evitar a propagação do vírus, é tão ou mais importante ajudar as crianças a interpretar os rostos por trás das máscaras.
Esperamos ter respondido a algumas das vossas questões e que através destas dicas consigam contribuir para um melhor desenvolvimento social e emocional das vossas crianças.
Referencias utilizadas para a realização deste artigo:
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7598570/ (acedido a 09/03/2021)
- https://www.brookings.edu/blog/education-plus-development/2020/04/21/are-you-happy-or-sad-how-wearing-face-masks-can-impact-childrens-ability-to-read-emotions/ (acedido a 09/03/2021)
- https://www.nytimes.com/2020/09/14/well/family/Masks-child-development.html (acedido a 09/03/2021)
- https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-children-and-masks-related-to-covid-19 (acedido a 09/03/2021)
Author: Ana Gaspar
Categorias
- Amamentação (28)
- Acessórios (5)
- Alimentação na Amamentação (1)
- Cuidados (1)
- Dificuldades (4)
- Lei (1)
- Leite Materno (3)
- Medicação (2)
- Posições (4)
- Problemas (2)
- Vantagens (1)
- Bebés (82)
- Banho (4)
- Choro (1)
- Cólicas (2)
- Conforto do Bebé (5)
- Consultas (3)
- Cuidados do Bebé (9)
- Enxoval (5)
- Prematuro (15)
- Primeiros Socorros (3)
- Quarto (1)
- Recém Nascido (5)
- Sono do Bebé (10)
- Transporte (8)
- Vacinas (1)
- Crianças (42)
- Acidentes (8)
- Alimentação das Crianças (9)
- Aprendizagem (8)
- Conforto das Crianças (3)
- Doenças (5)
- Higiene (1)
- Maternidade (1)
- Parentalidade (2)
- Sem categoria (1)
Parcerias:
Na Aventura do Cuidar temos parcerias estratégicas com:














