Introdução à Reciclagem nas Crianças

Pois é papás, reciclar não é só para adultos. As crianças também podem e devem entrar em ação, afinal elas são o futuro.

Educar as crianças sobre a importância de reciclar e proteger o meio ambiente é o primeiro passo para protegermos o nosso planeta.

Então e como é que os papás podem explicar a reciclagem às crianças?

Hoje em dia aprender a reciclar é fácil e pode ser bastante divertido para as crianças. É essencial ensinar as crianças desde cedo para que se torne um hábito ao longo da vida. Existem inúmeros jogos e atividades relacionados com a reciclagem, cujo objetivo é ensinar as crianças a produzirem menos resíduos, a separarem os lixos e a reaproveitarem os mesmos. 

Mas afinal o que é isto de REDUZIR, REAPROVEITAR E RECICLAR?

REDUZIR: Significa reduzir o nosso impacto no meio ambiente, ou seja, produzindo menos resíduos como o plástico, as emissões de CO2, etc., no nosso dia a dia.

REAPROVEITAR: Significa encontrar outras formas de reutilizar algumas coisas que já temos, em vez de deitar fora. Isso inclui brinquedos, papel, etc. Através da reutilização não só economizamos a energia de produzir um novo objeto como reduzimos a poluição geral.

RECICLAR: Quando não conseguimos reduzir a quantidade de lixo que produzimos nem o reutilizar com outra finalidade, devemos reciclá-lo. Alguns materiais podem não ser reutilizados, no entanto podem ser transformados em matéria-prima e usados para fazer novos materiais. Desta forma podemos desperdiçar menos e ajudar o meio ambiente.

Que atividades os papás podem fazer para ensinar as crianças as reciclar?

  • Desenhar e pintar os diferentes contentores de lixo (Assim podem perceber a diferença entre os diferentes contentores e identificá-los mais facilmente);
  • Fazer atividades e ou brinquedos com o lixo. Por exemplo utilizar os rolos de papel higiénico para fazer uns lindos binóculos (Assim a criança é incentivada a reutilizar materiais);
  • Jogar a vídeo-jogos sobre reciclagem, hoje em dia existem inúmeros jogos que promovem a sensibilidade ambiental;
  • Ver desenhos animados (ex.: Pispas ou Everything’s Rosie) que alertam as crianças para a importância da reciclagem;
  • Fale com a criança sobre o tema;
  • Quando for às compras façam um jogo em que a criança tem de encontrar os produtos com a menor quantidade de embalagem possível;
  • Ensine a crianças a não desperdiçar água. Por exemplo, desligar a torneira enquanto lava os dentes;
  • Desligar as luzes quando não estão a ser utilizadas;
  • Entre muitas outras atividades.

Reciclar não é difícil, mas precisa de ser reforçado. Ao fazer várias atividades com o seu filho e ao falar sobre o tema, ele pode aprender sobre a importância da reciclagem e da sua importância para a sustentabilidade do nosso planeta e de todas as espécies. O Ambiente tem de ser uma preocupação de todos, todos os dias.

“Quem ama preserva. Preservar o meio ambiente é preservar a vida.” Andrea Taiyoo

Referências utilizadas para a realização deste artigo:

Author:
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria.