Andarilho para bebé, sim ou não?

O andarilho ou aranha, como também é conhecido, continua a ser um recurso muito utilizado por papás ou por quem toma conta de bebés.

Mas será o andarilho seguro para o bebé?

Efetivamente quase todas as crianças adoram andar no andarilho, o que é de grande utilidade para os adultos. É uma forma de calar muitas birras e uma alternativa fácil ao colo. A maioria dos pais pensa que o andarilho é ótimo pois o seu bebé está a brincar em segurança, enquanto eles fazem outras tarefas.

Por outro lado, muitos papás acreditam que o uso do andarilho favorece a aquisição da marcha, outra razão que conduz ao seu uso.

Pois é papás, o andarilho não só não ajuda no desenvolvimento do bebé, como é o artigo de puericultura responsável por mais acidentes com consequências graves para os bebés. 

Estudos realizados em nove países europeus entre 2002 e 2007 mostraram que mais de 90% das lesões pelo andarilho são na cabeça, 31% delas causam lesões cerebrais e 35% lesões no crânio. No Reino Unido em 2002, mais de 2350 crianças foram para o hospital depois de se terem magoado no andarilho. 

Existem duas características do andarilho para bebé, que os tornam particularmente perigosos: 1 – o aumento da mobilidade e da velocidade da criança e 2- a altura elevada e o alcance que a criança obtém enquanto está sentada no andarilho. 

O facto dos bebés se mexerem incontrolavelmente, coloca-os em risco de quedas nas escadas, em pisos irregulares ou em colisões violentas com outros objetos. Por outro lado, o facto de estarem mais altos, são mais propensos a alcançar e a puxar para si objetos como eletrodomésticos, bebidas quentes ou produtos químicos. 

 

Assim, a a European Child Safety Alliance e a ANEC declaram que os andarilhos:

  • Não ajudam os bebés a aprender a andar – o apoio nas pernas e pés e o modo como o bebé põe o andarilho com rodas a andar é diferente do apoio e movimentos para andar.;
  • Não têm nenhuma função benéfica para as crianças;
  • Impedem a habilidade de caminhar ao invés de ajudá-la. Após habituar-se ao andarilho, torna-se mais difícil para o bebé aprender a andar;
  • Aumentam a ocorrência de ferimentos na cabeça do bebé;
  • Aumentam o risco de quedas, queimaduras e envenenamentos.

 

Esperamos ter ajudado, a fazer escolhas seguras para o seu bebé!

 

Referências utilizadas para a realização deste artigo:

  1. https://www.spp.pt/UserFiles/file/UVP_SPP_Estudos_Realizados_Acidentes_c_Andarilhos/baby_walkers_position_statement.pdf (acedido a 05/11/2020)
  2. http://www.spp.pt/UserFiles/File/UVP_SPP_Estudos_Realizados_Acidentes_c_Andarilhos/Resultado_Final_Andarilhos.pdf (acedido a 05/11/2020)
  3. https://www.apsi.org.pt/images/PDF/InfoQuedas_site-verimpresao.pdf (acedido a 05/11/2020)
Author:
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria.