Papel do pai na amamentação

O papel do pai na parentalidade tem vindo a sofrer muitas mudanças com o passar dos anos, nomeadamente no que à amamentação diz respeito.

O planeamento e o nascimento de um filho é um momento de grande mudança na vida de um casal. Após o nascimento do bebé, muitas atenções se focam na mãe e no bebé, descurando muitas vezes o pai e o seu papel fundamental.

Ainda durante a fase da gravidez é fundamental que o pai esteja tão envolvido em todo o processo quanto a mãe. As decisões acerca do nascimento, desenvolvimento e crescimento do filho devem passar por ambos os progenitores.

O processo de amamentação, durante muitos anos, foi considerado como um momento exclusivo da mãe e do bebé, mas isto não corresponde à verdade.

O pai é um parceiro fundamental neste  processo, a adaptação do bebé à mama no início de vida pode ser desafiante, a mãe estará cansada na decorrencia do parto e o apoio do pai é aqui muito importante, o pai pode:

  • Auxiliar a mãe com correcto posicionamento do bebé à mama;
  • Apoiar para que o bebé faça uma boa pega na mama;
  • Providenciar suporte à mãe para que fique confortável a amamentar o bebé;
  • Auxiliar a mãe quando se dá algum episódio de desconforto mamário, como ingurgitamento,… 
  • Ser um encorajador da mãe e das suas capacidades de alimentar o bebé com o alimento mais completo e absolutamente insubstituível para o bebé;

Um processo de amamentação partilhado irá fortalecer o estabelecimento do vínculo de afeto entre a mãe, o pai e o bebé.

Como podemos constatar, o papel do pai na amamentação não só existe como é fundamental para o sucesso da mesma.

Referências bibliográficas:

Trabalho: https://repositorio.hff.min-saude.pt/bitstream/10400.10/716/1/Papel%20do%20pai%20no%20aleitamento%20materno.pdf

Tese: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/62560/2/124142_33M.pdfSite: https://institutonascer.com.br/o-papel-do-pai-na-amamentacao/

Site: https://institutonascer.com.br/o-papel-do-pai-na-amamentacao/

Author:
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria