A vinculação – quando começa o amor

A ligação entre os pais e o bebé começa muito antes do seu nascimento, já durante o planeamento e a gravidez esta ligação profunda vai-se criando.

John Bowlby, um psiquiatra e investigador britânico, do século XX, que definiu a vinculação como sendo uma relação emocional profunda e duradoura que liga uma pessoa a outra. 

É hoje consensual, em várias investigações realizadas, que o início da relação entre pais e filhos acontece antes do nascimento, verificando-se desde o início da gravidez o desenvolvimento da ligação mãe-feto. Progressivamente ao longo deste período, a mulher elabora uma ideia do seu bebé e uma ideia de si mesma enquanto mãe.

A vinculação estabelecida durante a gravidez permite à mãe a idealização do bebé, seja através de imagens, preocupações, expectativas ou antecipações que vão sendo incorporadas no seio familiar.

Relativamente ao bebé, a experiência de interação vivida dentro da barriga da mãe tem impacto no estabelecimento da vinculação, visto que o ambiente intrauterino é permeável a influências externas. Na realidade, é durante a gestação que o bebé desenvolve o seu sistema sensorial, recebendo informações através de todos os sentidos, permitindo uma melhor adaptação ao mundo e às pessoas que o rodeiam após o nascimento.

A idealização do bebé começa desde o início do gravidez, no entanto existem atualmente formas de conhecer o seu bebé mais precocemente.

As ecografias 4D permitem conhecer o vosso bebé antes do nascimento. Idealmente a realizar entre as 22 semanas e as 30 semanas, para garantir a melhor imagem possível do vosso bebé.

A EcoX proporciona-lhe a melhor tecnologia e qualidade de imagem para que possam desfrutar de uma experiência única e inesquecível.

Conheçam o vosso bebé, oiçam o coração e fiquem com todas as imagens gravadas para mais tarde poderem recordar este momento tão especial.

Com centros espalhados por todo o país, procure o mais perto de si e usufrua desta experiência única. 

Referências utilizadas para a realização deste artigo:

Author:
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria