Higiene Oral Infantil – Quando começar e lavar os dentes do bebé?

Este é o primeiro de três artigos que vamos dedicar à higiene oral dos mais pequenos.

Estejam atentos e saibam tudo sobre este tema.

Das dúvidas que os papás mais nos colocam é sobre a higiene oral da criança. Como fazer? Quando? É logo desde o nascimento? E quando aparecerem os dentinhos? 

Pretendemos ao longo deste artigo, dar resposta a todas estas perguntas.

Vários estudos revelam que existe uma crescente incidência de cáries nas crianças, nomeadamente entre os dois e os cinco anos. Muitos papás ainda não têm plena consciência do impacto que o cuidado com os dentes de leite tem no futuro das crianças. 

Mas sabiam que a higiene oral começa muito antes do aparecimento dos primeiros dentinhos?

Pois é, a higiene das gengivas deve começar antes da erupção dos primeiros dentinhos, pois é extremamente importante para preparar um ambiente adequado de saúde oral e para a criança se começar a familiarizar com os hábitos de higiene oral. 

 

Como é que os papás podem fazer a higiene oral dos bebés?

Segundo a Direção Geral da Saúde, os papás podem fazer massagem nas gengivas durante cerca de 2 minutos, de manhã e à noite.

A partir do momento em que nasce o primeiro dentinho, os papás podem embeber uma gaze em água morna ou uma dedeira e fazer a higiene oral do seu bebé.

dedeira

Após um ano de idade, as crianças devem lavar os dentes com uma escova macia e ajustada ao tamanho da boca. Deverão lavar dois dentes de cada vez e a lavagem deve durar cerca de 2 minutos.

Atenção, a escovagem dos dentes deve ser sempre supervisionada ou realizada com o apoio dos papás, até a criança adquirir o controlo dos movimentos finos, sensivelmente aos 6 anos.

Esperamos que tenham gostado deste artigo, o próximo artigo será dedicado à pasta de dentes para os mais pequenos. Até já… e boas escovagens.

 

Referências utilizadas para a elaboração deste artigo:

Author:
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria.