O banho do recém-nascido é uma temática de grande interesse para os pais. Procurar a melhor maneira para cuidar do seu bebé é a grande preocupação dos pais. O banho do bebé pode ser dado tanto numa banheira convencional como também numa banheira tipo balde, banheira Shantala ou Tummy tub.
Vamos agora neste artigo, procurar saber mais sobre este tipo de banho, quais as suas vantagens para que os papás façam a escolha que considerem melhor para o seu bebé.
Esse tipo de banheira tem um formato arredondado assemelha-se ao formato do útero, permitindo ao recém-nascido permanecer com o corpo submergido dentro da água, em posição fletida, mantendo a cabeça fora da água, apoiada pela mamã ou pelo papá.

Existem vários estudos acerca das vantagens deste tipo de banho, estes dizem-nos que o banho de imersão realizado no balde contribui para o relaxamento do bebé, melhora a sua instabilidade térmica (ou seja, arrefecem menos) e reduz a irritabilidade e desorganização do bebé, favorecendo um melhor desenvolvimento comportamental.
Este tipo de banho é diferente do banho de imersão, uma vez que seu objetivo principal é o relaxamento, através das propriedades da água aquecida sem envolver obrigatoriamente a higiene corporal.
O balde, banheira Shantala ou Tummy tub, como também pode ser chamado, deve ser transparente, de preferência, para que os pais consigam ver o bebé no seu interior. O banho não deve durar mais do que 5, 10 minutos para que o bebé não se sinta desconfortável e nunca deixar o bebé sozinho no balde porque ele pode cair ou afogar-se. Este tipo de banho é recomendado até aproximadamente aos 12 meses.
Podemos concluir que, o banho tradicional é mais técnico, e o seu objetivo é apenas a higiene do bebé. Já o banho de balde, mais do que ter por objetivo a higiene do bebé, proporciona um momento mais relaxante e prazeroso para o recém-nascido, e ainda aumenta a afetividade entre os pais e o bebé.
Esperemos ter ajudado a compreender um pouco melhor este tipo de banho em balde, facilitando desta forma a sua escolha. Bons banhinhos!!
Referências utilizadas para a realização deste artigo:
- https://www.redalyc.org/pdf/5057/505750622034.pdf (acedido a 14/10/20)
- https://www.researchgate.net/publication/8165014_Tub_Bathing_Versus_Traditional_Sponge_Bathing_for_the_Newborn (acedido a 13/10/20)
- https://www.researchgate.net/publication/308794794_Ofuro_em_recem-nascidos_pre-(acedido a 14/10/20)
- termo_de_baixo_peso_relato_de_experiencia_Hot_tub_in_low_birth_weight_preterm_newborn_infants_an_experience_report(acedido a 13/10/20)
- http://revistaenfermagematual.com/arquivos/ED_78_REVISTA_16/03.pdf (acedido a 14/10/20)
Author: Diana Vaz
Categorias
- Amamentação (28)
- Acessórios (5)
- Alimentação na Amamentação (1)
- Cuidados (1)
- Dificuldades (4)
- Lei (1)
- Leite Materno (3)
- Medicação (2)
- Posições (4)
- Problemas (2)
- Vantagens (1)
- Bebés (82)
- Banho (4)
- Choro (1)
- Cólicas (2)
- Conforto do Bebé (5)
- Consultas (3)
- Cuidados do Bebé (9)
- Enxoval (5)
- Prematuro (15)
- Primeiros Socorros (3)
- Quarto (1)
- Recém Nascido (5)
- Sono do Bebé (10)
- Transporte (8)
- Vacinas (1)
- Crianças (42)
- Acidentes (8)
- Alimentação das Crianças (9)
- Aprendizagem (8)
- Conforto das Crianças (3)
- Doenças (5)
- Higiene (1)
- Maternidade (1)
- Parentalidade (2)
- Sem categoria (1)
Parcerias:
Na Aventura do Cuidar temos parcerias estratégicas com:















