A bomba extrai o mesmo leite que o bebé?

O aleitamento materno, como sabemos,  tem enormes benefícios para a saúde e desenvolvimento do seu bebé. 

Infelizmente, nem sempre é possível ao bebé mamar diretamente na mama da mãe, e nestes casos pode ser o recurso a bombas extratoras de leite.

Este acessório, vai como que mecanicamente imitar o bebé a extrair leite da mama, mas será igual ao bebé? Consegue a bomba tirar mais ou menos leite que o bebé?

A extração precoce de leite com a bomba é benéfica e indicada, caso o bebé por algum motivo não possa ir à mama, caso contrário não será necessária a sua utilização numa fase precoce.

Quando se utiliza a bomba de extração de leite é fundamental seguir todas as indicações do fabricante, no sentido de utilizar o equipamento da forma adequada, por forma a garantir que o processo está optimizado.

A quantidade de leite que a mãe conseguirá extrair na bomba, pode não ser um reflexo direto da sua produção de leite, bem como da quantidade de leite que o bebé extrai da mama ao mamar diretamente. Isto porquê?

A hormona responsável pela produção de leite é a prolactina, esta hormona está diretamente relacionada com o estímulo mecânico que a mama tem para produzir leite. Já a saída de leite da mama, está relacionada com outra hormona, a ocitocina. 

A ocitocina, também conhecida como hormona do amor, está relacionada com a descontração, o amor da mãe pelo bebé, a presença do bebé junto à mãe,… Quando a extracção de leite é feita com recurso a uma bomba mecânica, a libertação desta hormona pode estar diminuída, condicionando a saída de leite da mama e consequentemente o volume de leite que a mãe extrai. 

Existe ainda uma terceira hormona, o cortisol, que é a hormona do stress, esta hormona é libertada pelo organismo em situações de stress, tristeza,… Em alguns casos a libertação desta hormona vai inibir a ação da ocitocina, diminuindo igualmente a quantidade de leite extraída.

 

Então como pode a mãe optimizar o volume de leite que extrai:

  • Extrair leite junto do bebé;
  • Manter uma boa alimentação e beber muita água;
  • Extrair leite frequentemente (caso seja apenas extracção mecânica);
  • Extrair leite num ambiente calmo, pode por exemplo ouvir uma música que goste;
  • Tapar o biberão para não estar a monitorizar o volume de leite extraído;
  • Ter tempo para extrair leite – evite tirar leite com tempo contado, à pressa;

Esperamos que o nosso artigo tenha sido esclarecedor relativamente a esta temática, pode ainda consultar os nossos artigos acerca do aleitamento materno aqui.

 

Referências bibliográficas:

 

Author:
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria