Utilizar mamilo de silicone prejudica a amamentação?

Mamilos de silicone, bicos mamários, protetores de mamilos, vários são os nomes utilizados para um mesmo artigo. No nosso artigo anterior, “Utilizar mamilos de silicone- sim ou não”,  já demos a conhecer este artigo e quais as situações nas quais deve ser utilizado. Mas relativamente ao seu impacto na amamentação e na pega do bebé na mama, haverá compromisso?

 

O mamilo de silicone pode prejudicar a amamentação?

Sim e não.

Se o mamilo de silicone for utilizado nas situações para as quais foi concebido, se for bem adaptado ao mamilo da mãe e se o bebé mantiver uma pega na mama adequada, não haverá compromisso no aleitamento materno.

No entanto, em alguns casos, o mamilo de silicone é aplicado numa fase muito precoce da vida do bebé, ainda na primeira semana de vida. Nesta fase ainda não se deu a descida de leite da mãe, o que fará com que pela utilização de um acessório, que cria uma câmara de ar entre o mamilo e a boca do bebé, possa levar a uma menor capacidade de extracção de leite por parte do bebé, acarretando eventualmente uma perda de peso excessiva, não por pouca produção de leite da mãe mas sim por uma deficiente transferência de leite.

 

Se eu tiver mamilo raso ou invertido devo usar mamilo de silicone?

Sim e não.

A forma do mamilo da mãe não é por si só um motivo para a introdução de mamilo de silicone numa fase precoce. Como vimos anteriormente é preciso tempo para que a mãe e o bebé se adaptem à amamentação, à melhor posição em cada momento, a como deve o bebé fase a pega,…

Importante relembrar, que o bebé ao mamar na mama da mãe, não é no mamilo que vai mamar mas sim no mamilo e areola, pelo que se o bebé fizer uma boa pega, poderá conseguir mamar mesmo com um mamilo raso ou invertido, não necessitando de mamilo de silicone.

Outros casos há em que de facto a adaptação do bebé à mama é difícil e apesar da utilização das técnicas adequadas não se consegue fazer e manter uma pega na mama, adequada e eficiente. Nestes casos a utilização de um mamilo de silicone é uma estratégia perfeitamente aceitável, visando manter o aleitamento do bebé e diminuir o stress materno.

 

O meu bebé vai-se habituar ao mamilo de silicone?

Depende.

A pega na mama de um bebé que utilize mamilo de silicone ou não deve ser exatamente igual.

O que muitas vezes assistimos é que o recurso ao mamilo de silicone por uma pega incorreta, é feito sem que de facto se corrija a pega e nesses casos, o bebé mama apenas no mamilo de silicone e não na areola. 

Nos casos de pega incorreta no mamilo de silicone, sim, os bebé poderão ficar habituados a fazer uma pega diferente daquela que é necessária na ausência de um mamilo de silicone. 

Para além disso, nos casos de pega incorreta no mamilo de silicone os bebés muitas vezes não fazem um reflexos de sucção eficaz na mama da mãe, ingerindo apenas o leite que sai da mama pelo reflexo de ejecção e não drenando a mama convenientemente, podendo acarretar outras complicações para a mãe.

 

Qual a importância de um acompanhamento profissional?

A busca de informação e acompanhamento na fase prévia ao nascimento do bebé e no pós-natal imediato é fundamental para garantir uma amamentação adequada para a mãe e para o bebé. 

Na Aventura do cuidar dispomos de vários serviços que os poderão ajudar a ter um processo de amamentação tranquilo e proveitoso. Conheça todo o processo de amamentação, sinais de boa pega, saciedade do bebé,… nos nossos workshops de amamentação e conte com o nosso apoio em sua casa,com uma consulta so domílicio, após o nascimento do bebé, para optimizar todo o processo por forma a que se torne uma rotina prazerosa para todos.

A consulta de follow up de amamentação é fundamental para detectar eventuais incorreções, otimizar todo o processo e investir na eventual retirada do mamilo de silicone como auxiliar de amamentação.

 

Referências utilizadas para a elaboração deste artigo:

Author:
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria