Utilizar mamilos de silicone – sim ou não?

Mamilos de silicone, bicos mamários, protetores de mamilos, vários são os nomes utilizados para um mesmo artigo. O que é e em que casos devemos utilizar o mamilo de silicone? Como escolher o mamilo de silicone correto?

Vamos neste artigo responder a estas e outras perguntas.

 

O que são mamilos de silicone?

O mamilo de silicone é um artigo feito em silicone, material adequado e seguro para utilização em bebés, que cobre o mamilo formando uma barreira entre o mamilo e a boca do bebé.

A sua forma é normalmente recortada permitindo que o nariz do bebé toque na pele da mãe, sentindo o seu cheiro natural.

 

Como escolher o mamilo de silicone?

A Aventura do cuidar recomenda os mamilos de silicone Contact™ da medela são vendidos em pares numa prática caixa onde os pode guardar e transportar. São finos e confortáveis, design com recorte permitindo o contacto entre o nariz do bebé e a pele da mãe e isentos de BPA na sua composição.

Estão disponíveis em três tamanhos: S/16 mm, M/20 mm ou L/24 mm, esta medida diz respeito ao diâmetro do mamilo e não da aréola. se o mamilo estiver em repouso deve adicionar cerca de 2 mm à medida obtida. 

Devo utilizar mamilos de silicone?

Sim e não. 

Sim se for necessário e não se não houver uma causa que o justifique devidamente.

Para avaliar esta necessidade é necessário tempo, para que a mãe e o bebé se adaptem um ao outro e para que se tente a adaptação à mama na ausência de acessórios.

 

Quando utilizar mamilo de silicone?

Infelizmente a introdução do mamilo de silicone precoce, muitas vezes ainda na maternidade, é feita sem razão clínica válida e apenas como medida para “resolver”, apenas aparentemente, uma má pega do bebé.

Mas de facto há sim casos em que o mamilo de silicone pode ser um forte aliado, como por exemplo, bebés em relactação que estão muito habituados à utilização de tetinas, bebés com freio curto que, até ser resolvido, beneficiam de um mamilo de silicone, bebés imaturos/prematuros que apresentam ausência ou fraco reflexo de sucção.

 

Se tiver os mamilos macerados devo utilizar mamilo de silicone?

Sim e não.

Os mamilos macerados  muitas vezes têm relação direta com uma pega incorreta do bebé na mama, daí que a fricção causada no mamilo, ao invés da aréola, vá provocar feridas e consequente dor à mãe. 

Se a mãe com mamilos gretados, sente muita dor ao amamentar, mesmo depois de uma correcção da pega do bebé na mama, a utilização de mamilo de silicone pode ser uma boa estratégia, na medida em que vai conferir uma barreira minimizando o risco de agravamento da lesão.

 

Agora que conhece melhor este artigo poderá mais facilmente identificar se será ou não benéfica a sua utilização no seu caso específico.

Se tiver dúvidas na necessidade ou não de utilização de mamilo de silicone, contacte-nos.

 

Dispomos de workshops de apoio à amamentação bem como consulta pré e pós natal de apoio na amamentação ao domicílio. 

 

Referências utilizadas para a elaboração deste artigo:

Referências das imagens utilizadas no presente artigo:

  • Site: https://www.medela.pt/amamentacao/produtos/cuidado-dos-mamilos/mamilo-de-silicone-contact
Author:
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria