Como transportar o recém-nascido no automóvel?

Depois de termos visto no nosso artigo anterior como escolher a melhor cadeirinha para o vosso bebé, vamos agora saber em pormenor como a devemos colocar no automóvel e quais os cuidados a ter na sua utilização com o bebé.

A cadeira deve ser colocada no banco traseiro do automóvel, voltada para trás (posição que deverá manter-se pelo menos até aos 18 meses, idealmente até aos 3/ 4 anos), e, sempre que possível, deve ser acompanhado por um adulto, para melhor vigilância.

Se não for possível colocar a cadeira no banco traseiro, esta pode ser fixada ao banco da frente ao lado do condutor, com este recuado o mais possível, e voltada para trás. Desativar sempre o airbag correspondente ao local de instalação da cadeira.

A cadeira deve estar bem ajustada ao banco através do uso dos cintos de segurança ou do sistema isofix (sistema de fixação através de encaixe presente apenas nos automóveis mais recentes). Sempre que seja possível os papás devem optar por cadeirinhas com sistema isofix, uma vez que a sua fixação é mais segura, minimizando os possíveis erros decorrentes da má colocação dos cintos do automóvel na cadeira.

Como colocar o bebé na cadeirinha?

O encosto da cadeira deve fazer um ângulo de 45º com o assento do banco do automóvel. O bebé deve estar sentado para que as costas e as nádegas estejam em contacto direto com o encosto da cadeira, e deve ser fixado à cadeira com o arnês. Atenção papás nunca devem colocar nada entre o bebé e a cadeira, uma vez que a segurança dos cintos (arnês) pode ficar comprometida. Apenas poderão ficar por baixo dos bebés, capas especificas para as cadeirinhas que possuam aberturas para a passagem dos cintos.

Os papás devem garantir que o bebé está bem apoiado lateralmente o tronco e a cabeça do bebé. Alguns bebés, nomeadamente os bebés prematuros poderão necessitar de dispositivos apropriados como redutores e/ou fraldas de pano enroladas em seu redor, de forma a mantê-los apoiados e na linha média, permitindo o suporte dos membros superiores e inferiores, numa posição fletida junto ao corpo.

O arnês deve ser bem ajustado ao corpo da criança (folga máxima de 1 dedo entre o arnês e o ombro). Algumas cadeirinhas têm alturas diferentes para a saídas dos cintos superiores, assim sendo estes deverá sair pela zona do ombro do bebé ou ligeiramente abaixo, devendo ser ajustados ao longo do crescimento do bebé. 

A cadeirinha deve ser mudada, quando o peso ou altura máxima estipulados são atingidos ou quando a cabeça ultrapassa o topo do encosto da cadeira.

Nos modelos que têm “guarda-sol” este deve sempre ser rebatido ou retirado durante o transporte automóvel, evitando que em caso de acidente estes possam ficar sobre a cara da criança podendo comprometer a sua respiração.

Apesar das cadeirinhas serem desenhadas para proporcionar o maior conforto possível ao bebé, não é recomendado que permaneçam longos períodos na cadeira. Um bebé recém-nascido não deverá permanecer mais de 2 horas na cadeira, assim sendo em caso de viagens grandes deverão der realizadas várias paragens para retirar o bebé da cadeira por períodos. 

Muito importante, papás nunca deixar a criança sozinha no automóvel, em nenhuma circunstância, mesmo que seja por um período curto de tempo e quando a cadeira é utilizada fora do carro, esta deve ser sempre colocada no carrinho de passeio ou no chão e nunca em cima de cadeiras ou mesas e os cintos do arnês devem estar sempre corretamente apertados.

Bons passeios!!

 

Referências utilizadas para a realização deste artigo:

  1. https://www.spneonatologia.pt/wp-content/uploads/2016/10/O-transporte-em-automovel-Como-levar-o-prematuro.pdf
  2. http://www.arsalgarve.min-saude.pt/wp-content/uploads/sites/2/2016/12/Transporte_de_Criancas_em_Automovel_desde_a_alta_da_Maternidade.pdf
Author:
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria