Com que idade pode o bebé ir à praia?

Com a chegada do tempo quente as idas à praia começam a ser uma boa opção para os momentos bem passados em família. Os bebés podem ir à praia? A partir de que idade pode o bebé ir à praia? Vamos responder a estas e outras questões bem como dos cuidados a ter.

O apanhar sol é fundamental para os nossos bebés, pela importância da síntese de vitamina D, como já vimos anteriormente. Mas atenção, o apanhar sol por curtos períodos e em alturas do dia especificas não é o mesmo que passar várias horas na praia. O problema da praia não se resume ao sol mas, também, às radiações que refletem na água e na areia, mesmo com o tempo nublado, sendo um risco elevado para peles sensíveis como as dos bebés.

A partir de que idade é que os bebés podem ir à praia?

A resposta não é única nem consensual relativamente à idade certa para levar o bebé à praia, no entanto há um marco que podemos definir, os 6 meses. Nomeadamente porque os protetores solares indicam como idade mínima para a sua aplicação os 6 meses.

No entanto existem algumas condições especiais de saúde nas quais não são indicadas as idas à praia antes dos 12 meses pelo que poderá sempre esclarecer esta situação com o médico que segue o seu bebé.

Qual o melhor horário para levar o bebé à praia?

Tal como já vimos no nosso artigo acerca dos cuidados a ter com o sol, o horário mais apropriado para levar o bebé à praia será sempre até antes das 11h e após as 17h. Estes são os horários onde o risco de radiação é menor, havendo consequentemente menos risco para o bebé.

Mas atenção mesmo nestes horários e utilizando um protetor solar adequado, está desaconselhada a exposição direta do bebé ao sol, deve optar por colocar o bebé à sombra.

O que deve vestir o bebé na praia?

Os bebés como já vimos não devem estar expostos diretamente à luz do sol. Na praia esta radiação é mais forte devido ao reflexo na areia e na água pelo que devemos ter os nossos bebés devidamente protegidos. Para além da aplicação do protetor solar indicado para a idade com fator de proteção 50+, o bebé deve estar vestido na praia.

Os papás podem optar por vestir o bebé com roupas de banho com proteção para raios UV, ou então utilizar roupa fresca de algodão cobrindo a maior superfície corporal possível. Não esquecer de um chapéu de abas largas para proteger a cara.

A água, a areia e o bebé

Se há bebés que não gostam de areia e nem lhe tocam, outros há que adoram e até a colocam na boca. Os bebés não devem ingerir areia pelo risco desta estar contaminada por lixo, pedras ou conchas. Se o seu bebé ingerir areia tentar retirar a maior quantidade possível da boca e dê-lhe água.

As brincadeiras na água estão autorizadas, no entanto sob a vigilância permanente de um adulto. Os ”banhos” devem ser curtos e o bebé deve ser de imediato envolvido na toalha seco e substituída a roupa.

Se levar uma piscina de plástico para o bebé brincar, mude a água várias vezes e mantenha o nível da água baixinho e esteja vigilante. Os bebés mais pequenos afogam-se em menos de um palmo de água, saiba melhor como proteger o seu bebé do risco de afogamento no nosso artigo aqui.

Como vimos a praia é um local seguro para os bebés desde que as medidas de segurança sejam cumpridas, então não se esqueça:

  • Respeite o horário seguro;
  • Aplique protetor solar 30 minutos antes e repita a aplicação a cada 2horas;
  • Hidrate bem o seu bebé, com água ou maminha;
  • Mantenha o bebé bem vestido;
  • Prefira as sombras;

Boa praia!

 Referências utilizadas para a realização deste artigo:

Author:
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria