Amamentar com mamilo raso

O processo de amamentar o bebé, é um processo natural e instintivo, mas não deixa de ser um processo que pode, e deve, ser acompanhado por profissionais de saúde, especializados, que possam encaminhar e orientar o estabelecimento de uma amamentação efetiva e satisfatória para a díade, mãe e bebé.

A amamentação pode apresentar desafios diferentes para cada mãe, e o mamilo raso ou plano é uma situação que pode exigir algumas técnicas específicas.

O facto dos mamilos serem planos, ou rasos, não é à partida uma condição que vá limitar ou dificultar a amamentação. O bebé não pega no mamilo mas sim na aréola, pelo que o bebé pode mamar perfeitamente mesmo com mamilo plano.

Caso a amamentação não esteja a ser bem estabelecida há algumas estratégias a adoptar que podem ser facilitadoras nestes casos: 

  • Posicionamento correto do bebé: Certifique-se de que o bebé está bem posicionado na mama. A boca do bebé deve estar bem aberta, com os lábios virados para fora. Isso ajuda a garantir uma boa pega na mama;
  • Fazer expressão de um pouco de leite antes de iniciar a amamentação, desta forma estimula o mamilo a ficar mais protrátil, facilitando assim a pega do bebé;
  • Estimular o mamilo com os dedos, ou com a utilização de uma compressa fria ou cubo de gelo;
  • Utilizar a técnica de compressão mamária, durante a amamentação, pode pressionar suavemente a mama para melhorar a drenagem de leite.
  • Tente diferentes posições para amamentar o bebé, para encontrar aquela que seja mais confortável e eficaz para si e para o seu bebé. 

Lembre-se de que cada mãe e bebé são únicos, e pode ser necessário tentar várias abordagens para encontrar a que funciona melhor. Procure ajuda de um profissional em aleitamento materno, como é o caso da Aventura do Cuidar, estamos preparados para fornecer suporte individualizado procurando e adequado à sua situação específica por forma a otimizar o processo de amamentação.

 

Referências:

  • Alexander JM, Campbell MJ. Prevalence of inverted and non-protractile nipples in antenatal women who intend to breast-feed. The Breast. 1997;6(2):72-78.
  • McKechnie AC, Eglash A. Nipple shields: a review of the literature. Breastfeeding Medicine. 2010;5(6):309-314.
  • Artigo: Amamentação: a prática do enfermeiro na perspectiva da Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva, visualizado em : https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000100028, a 1/01/2023
Author:
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria