A Importância do Sutiã de Amamentação
Durante boa parte da vida, o sutiã é uma peça de roupa fundamental na rotina de uma mulher.
Na gravidez, o sutiã assume um papel ainda mais importante. Durante esta fase a mulher passa por um conjunto de mudanças biológicas, principalmente, na região da mama. As mamas crescem, ficam mais sensíveis e os sutiãs convencionais começam a tornar-se pouco confortáveis, uma vez que na maior parte das vezes o tamanho de sutiã que a mulher usava até então rapidamente deixa de ser o adequado, devido ao facto da mama crescer bastante rápido logo numa fase precoce da gravidez.
Os sutiãs de amamentação são importantes uma vez que evitam a distensão dos ligamentos, na sequência do aumento de tamanho e consequentemente de peso da mama. Além disso, os sutiãs de amamentação contribuem para que as mamãs fiquem mais confortáveis com as mudanças que ocorreram no corpo logo após o nascimento do bebé. Tudo o que puder melhorar a autoestima da mamã só vai ajudar a que se sinta melhor, portanto, deve procurar peças íntimas de acordo com seu estilo e preferência.
Quais as vantagens de utilizar um sutiã de amamentação?
- Conforto: são concebidos em materiais suaves e respiráveis e com o formato adequado para a mama;
- Sustentação: devem ter alças largas e ajustáveis, proporcionando uma boa sustentação da mama aliviando desta forma a pressão exercida sobre as costas, pelo aumento de peso;
- Práticos: presença de fechos na frente, que garantem maior facilidade para expor apenas a zona da mama necessária para a amamentação, mantendo o suporte em simultâneo. Os fechos são de fácil manipulação permitindo que a mamã os utilize apenas com uma mão;
- Melhor para o bebé: isso porque deixa a mama livre, sem zonas sob pressão, o que possibilita a passagem do leite pelos canais mamários, facilitando a sucção do bebé e melhorando a mamada;
- Pode ser utilizado para dormir: o sutiã de amamentação promove a firmeza à mama e tende a aliviar o desconforto. Esse fato, aliado aos materiais mais macios e leves pode proporcionar noites mais tranquilas;
- Modelos para todos os gostos: não precisa de comprar um sutiã bege ou branco se não são esses os seus gostos pessoais. Atualmente há peças para todos os gostos, proporcionando todas as vantagens do sutiã de amamentação aliado à estética e cores que as mamãs mais gostem.
Como escolher o sutiã de amamentação?
As alterações que as mamas vão sofrendo ao longo da gravidez e posteriormente na amamentação são muito variáveis de mulher para mulher. No entanto é fundamental que a mulher esteja confortável ao longo de todo o dia, utilizando o tipo de sutiã que melhor se adeque às suas necessidades.
Durante o dia, a melhor opção é um sutiã de desporto, sem aros e sem costuras. Este é o tipo de sutiã que pode começar a utilizar ainda na gravidez, assim que os outros deixem de lhe servir.
Quando começar a amamentar, é aconselhável usar soutiens com copas que baixem totalmente – o que lhe irá permitir amamentar o seu bebé mais facilmente. Mantendo a preocupação de que o sutiã deve ter alças largas e com vários pontos de ajuste, permitindo assim um maior conforto.
Já à noite, deve vestir um sutiã confortável, respirável e que mantenha os discos de amamentação no lugar, evitando assim as “fugas de leite”.
Relativamente ao material, o algodão é o mais tradicional, contudo peças de microfibra são ainda mais suaves e confortáveis.
Que tamanho de sutiã de amamentação devo comprar?
O primeiro passo para encontrar o sutiã certo para si é tirar bem as suas medidas, o que pode ser feito em casa ou por um profissional numa loja. Cada mulher é única e esta medição é o primeiro passo e o mais importante.
Depois de tirar as medidas, é melhor experimentar o sutiã para se assegurar de que é do tamanho adequado. Ao experimentar o sutiã, solte as molas das alças apenas com uma mão, para se assegurar de que é fácil de usar.
Quantos sutiãs de amamentação devo ter?
O número de sutiãs a comprar terá muita relação com aquilo que sejam as possibilidades de cada mamã.
O sutiã será uma peça que idealmente deverá utilizar 24 horas por dia. Após o nascimento do bebé poderão ocorrer fugas de leite que poderão sujar o sutiã entre outras intercorrências. É importante que a mamã tenha sutiã sem número suficiente que lhe permita trocar sempre que necessário dando margem para as lavagens necessárias.
No entanto, devemos ser igualmente racionais, este tipo de sutiã só será utilizado nesta altura específica, depois da qual não voltará a utilizar, pelo que não é vantajoso comprar em grande número.
Diríamos talvez 3 sutiãs seria um número razoável para as necessidades. Mas esta é mesmo uma decisão de depende da mamã.
Resumindo, a mamã deverá procurar as opções disponíveis no mercado, porque hoje em dia existem muitas opções de sutiãs de amamentação, com diferentes modelos, desde os mais simples aos mais ousados e a preços variados. E não se esqueça experimente, o importante é testá-lo e ver se realmente se sente confortável com ele.
Boas escolhas.
Referências utilizadas para a realização deste artigo:
- https://www.medela.pt/amamentacao/jornada-da-mae/medidas-de-sutias-de-maternidade acedido a 20/03/21
- https://www.pbcexpo.com.au/blog/the-importance-of-a-breastfeeding-bra-and-why-you-need-one acedido a 20/03/21
- https://www.verywellfamily.com/do-i-have-to-sleep-in-a-nursing-bra-when-breastfeeding-431832 acedido a 20/03/21
- https://www.breastfeeding.asn.au/bf-info/your-baby-arrives/choosing-maternity-bra acedido a 20/03/21
- https://parenting.firstcry.com/articles/is-wearing-bra-during-breastfeeding-safe/ acedido a 20/03/21
Referências utilizadas nas imagens
Author: Diana Vaz
Categorias
- Amamentação (28)
- Acessórios (5)
- Alimentação na Amamentação (1)
- Cuidados (1)
- Dificuldades (4)
- Lei (1)
- Leite Materno (3)
- Medicação (2)
- Posições (4)
- Problemas (2)
- Vantagens (1)
- Bebés (82)
- Banho (4)
- Choro (1)
- Cólicas (2)
- Conforto do Bebé (5)
- Consultas (3)
- Cuidados do Bebé (9)
- Enxoval (5)
- Prematuro (15)
- Primeiros Socorros (3)
- Quarto (1)
- Recém Nascido (5)
- Sono do Bebé (10)
- Transporte (8)
- Vacinas (1)
- Crianças (42)
- Acidentes (8)
- Alimentação das Crianças (9)
- Aprendizagem (8)
- Conforto das Crianças (3)
- Doenças (5)
- Higiene (1)
- Maternidade (1)
- Parentalidade (2)
- Sem categoria (1)
Parcerias:
Na Aventura do Cuidar temos parcerias estratégicas com: