Quais os modelos de Babywearing?

O babywearing é a prática de transportar o bebé ao colo usando um suporte ou acessório adequado. O colo é a forma mais natural de transportar os pequenos, desde sempre. Esta prática traz consigo múltiplas vantagens, tal como já vimos no nosso artigo anterior.

São inúmeras as opções existentes quando falamos de babywearing, vamos conhecer melhor cada uma delas.

Quais os tipos de babywearing?

Wrap – Faixa de pano que varia de 2,50 a 6 m de comprimento com 60 cm de largura. O bebé fica enroladinho sentindo-se aconchegado e quentinho (não necessita de muitos agasalhos). Pode ser utilizado desde o nascimento.

Sling de Argolas – Este é um sistema pode ser usado desde o nascimento, inclui uma argola que permite ajustar o sling à medida do seu portador. O bebé pode ser transportado em diferentes posições: posição vertical, deitado (posição de berço, perfeito para amamentação) e lateral (a partir do momento em que o bebé já é capaz de se sentar sozinho).

Pouch Sling – Este é um tipo de porta-bebés (que se usa a tira-colo) com uma estrutura simples: trata-se de uma tira de pano cujas extremidades estão cosidas uma à outra, formando uma bolsa onde o bebé é transportado. É um dos sistemas menos versáteis pois não permite várias posições, nem é ajustável quem o utiliza, sendo por norma feito à medida. Aconselha-se a sua utilização em bebés que já possuam uma boa sustentação da cabeça.

Meh Dai (Mei Tai) – Um porta-bebés de origem asiática que permite fazer a transição entre o sling e a mochila. Tem fitas na zona dos braços e da cintura do adulto que lhe permitem fazer o ajuste para que o transporte seja confortável mas, ao mesmo tempo, tem uma bolsa estruturada que faz com que o bebé fique sentado. 

Mochilas Ergonómicas – Podem ser usadas desde o nascimento, distribuem e suportam o peso do bebé de forma equivalente e confortável. A mochila ergonómica é muito versátil pois é ajustável consoante o adulto que carrega o bebé e muito prática.

Qual o modelo mais indicado de babywearing para o meu bebé?

Como já vimos são vários os modelos disponíveis, com características diferenciadoras entre si. Os papás deverão ter em atenção alguns aspetos aquando da escolha do produto que mais lhes convém, nomeadamente:

  • A idade e peso da criança;
  • Utilização em casa ou mais em passeios e viagens;
  • Investimento desejado;
  • Prazo previsto de utilização, a curto, médio ou longo prazo.

É seguro o transporte em babywearing?

Sim é seguro, desde que algumas medidas básicas sejam tidas em atenção:

  • Certifique-se de que as vias aéreas do seu bebé estão visíveis desimpedidas durante todos os momentos. Evite a posição de queixo ao peito;
  • Escolha um modelo que forneça apoio ao pescoço, costas e a anca do bebé;
  • Verifique as condições de conservação antes de cada utilização;
  • Evite o babywearing em situações em que não seria seguro ter o bebé ao colo, como por exemplo a cozinhar;
  • A posição dos membros inferiores do bebé deverá ser a posição de jockey, em que a anca e os membros inferiores desenham um M, por forma a garantir que não há nenhum compromisso com a anca do bebé;
  • Treine a colocação do bebé em casa de forma a garantir que o faz de forma segura e adequada.

Como vimos há várias formas de transportar o seu bebé, desde formas mais livres como os panos ou o sling de argolas e métodos mais organizados, como os meh dais ou as mochilas ergonómicas. Desde que a posição do bebé seja a correta e que cumpra as regras de segurança, a escolha é sua. Opte pelo modelo como qual mais se identifique, experimente o babywearing e dê colo ao seu bebé.

Referências utilizadas para a realização deste artigo:

Referências utilizadas nas imagens presente neste artigo:

Author:
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria