Sono Recém-Nascido
Uma das coisas mais desafiadoras para os recentes papás é entrar numa rotina de sono que funcione tanto para si como para o seu bebé.
O sono é um estado fisiológico normal, periódico, que se caracteriza pela supressão da atividade perceptiva e dos movimentos voluntários, com diferentes graus de profundidade. Estes graus diferem na dificuldade maior ou menos em acordar, por uma alteração mais ou menos acentuada da atividade elétrica do cérebro e por certa atividade mental: os sonhos.
O sono é uma função protetora de todos os organismos, é o que nos permite recuperar do nosso dia-a-dia.
Nas primeiras semanas, o seu bebé definirá o seu próprio horário de sono, o que nem sempre é fácil de acompanhar pelos papás, uma vez que por vezes os bebés têm o sono invertido (dormem melhor e mais tempo de dia do que de noite).
Quantas vezes já ouvimos dizer que temos de aproveitar quando o bebé dorme para dormir também? Pois é, nem sempre é fácil porque acabamos por aproveitar também esses momentos para fazer outras coisas que consideramos importantes. Mas a verdade é que deveria ser mesmo assim, até o nosso bebé “acertar” os sonos deveríamos descansar quando ele descansa. Para que isso seja possível, poderá pedir ajuda a amigos e familiares para a realização de outras tarefas para que todos possam dormir o que necessitam.
O sono da criança vai-se modificando ao longo do tempo, tanto na forma como na duração. A duração do sono num bebé recém-nascido é naturalmente maior do que uma criança em idade escolar.
Porque é que o sono é importante para as crianças?
O sono do bebé pode ser um indicador importante do seu desenvolvimento, da sua maturação e do seu estado de saúde.
O sono é de extrema importância para as crianças porque é vital para o seu desenvolvimento mental e físico.
Além do sono ter um efeito direto na felicidade, vários estudos demonstraram que o sono afeta o estado de alerta e atenção, o desempenho cognitivo, o humor, a resiliência (capacidade de se adaptar a diferentes contextos), a aquisição de novas palavras e a memória.
A forma como o seu bebé organiza os estádios de sono (períodos em que dorme), os de vigília (períodos em que está acordado) é de extrema importância. Preste atenção a quando e como é que o seu bebé expressa a necessidade de dormir.
Alguns bebés ficam agitados, choram ou esfregam os olhos quando ficam com sono. Os papás vão reconhecendo os padrões de sono do seu bebé com o passar do tempo e à medida que vão conhecendo o seu filho.
Nos primeiros dois a três meses, os ritmos circadianos desenvolvem-se e o seu bebé começa a ter um ciclo normal de sono-vigília.
A estimulação realizada pelos papás na interação com o seu bebé influencia o seu desenvolvimento motor, social e afetivo e interfere na regulação do sono da criança.
Como ajudar o seu bebé a dormir melhor?
Compreender as necessidades de dormir do vosso bebé é o primeiro passo para lhe proporcionar um sono melhor. Os papás deverão estabelecer rotinas de sono adequadas ao dia-a-dia da família,vamos em seguida apresentar algumas estratégias que vos irão ajudar a proporcionar ao vosso bebé o descanso de que necessita para crescer forte e saudável.
- Diferencie a noite do dia mantendo o bebé ativo e num local iluminado durante o dia e o oposto à noite. Ajudará a regular os ritmos circadianos do seu bebé;
- Cante uma canção calma ou conte uma história;
- Escolha um horário consistente para dormir e permita que o bebé adormeça sozinho, ou com o mínimo de ajuda possível;
- Se achar que o banho relaxa o seu bebé, poderá dar um banho antes da hora de dormir;
- Escolha um bonequinho ou fralda de pano que o bebé goste, para ficar com ele no momento em que adormece (depois retirar do berço, pelo risco de sufocação durante os primeiros meses de vida);
- Coloque o bebé na cama quando estiver com sono e não quando estiver a dormir. Assim aprenderá a adormecer e eventualmente aprende a dormir sozinho mais rápido;
- Não deixe o bebé dormir na sua cama, uma vez que aumenta o risco de morte súbita do lactente;
- Se o bebé acordar durante a noite para comer e/ou trocar a fralda, faça-o de forma silenciosa e usando apenas uma luz de presença.
Esperamos ter ajudado a compreenderem melhor o sono e a importância dele para o vosso bebé. Bons sonhos!
Referências utilizadas para a realização deste artigo:
2- https://www.sleepfoundation.org/baby-sleep (acedido a 31/10/2020)
3 – https://www.scielo.br/pdf/rpp/v28n2/v28n2a15.pdf (acedido a 01/11/2020)
4- http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-02832018000200007 (acedido a 01/11/2020)
5- https://www.sleepfoundation.org/children-and-sleep (acedido a 01/11/2020)

Author: Ana Gaspar
Categorias
- Amamentação (28)
- Acessórios (5)
- Alimentação na Amamentação (1)
- Cuidados (1)
- Dificuldades (4)
- Lei (1)
- Leite Materno (3)
- Medicação (2)
- Posições (4)
- Problemas (2)
- Vantagens (1)
- Bebés (82)
- Banho (4)
- Choro (1)
- Cólicas (2)
- Conforto do Bebé (5)
- Consultas (3)
- Cuidados do Bebé (9)
- Enxoval (5)
- Prematuro (15)
- Primeiros Socorros (3)
- Quarto (1)
- Recém Nascido (5)
- Sono do Bebé (10)
- Transporte (8)
- Vacinas (1)
- Crianças (42)
- Acidentes (8)
- Alimentação das Crianças (9)
- Aprendizagem (8)
- Conforto das Crianças (3)
- Doenças (5)
- Higiene (1)
- Maternidade (1)
- Parentalidade (2)
- Sem categoria (1)
Parcerias:
Na Aventura do Cuidar temos parcerias estratégicas com: