Transporte do bebé prematuro

Os bebés são seres humanos delicados. O bebé prematuro fruto da sua imaturidade necessita de um conjunto de cuidados acrescidos aquando do transporte em automóvel. 

A escolha da cadeirinha mais adequada ao bebé é fundamental. O bebé prematuro necessita de um suporte acrescido comparativamente com o bebé de termo. Sendo mais pequeno e com uma maturidade muscular menor, é extremamente importante que a cadeirinha lhe forneça o amparo necessário para que esteja confortável e seguro. 

A primeira cadeirinha a usar pelo bebé será uma cadeira do grupo 0+/1, vulgarmente conhecida por “ovinho”. Estas são as cadeiras adequadas para todos os bebés no início de vida até cerca dos 12 meses, no entanto o que terá de ter em consideração será o peso ou altura máxima, indicado por cada cadeira. 

O transporte do bebé em alcofa no automóvel está reservado para algumas condições médicas e só deverá ser utilizado sob indicação médica. A alcofa não confere o mesmo grau de proteção ao bebé em caso de acidente.

A maioria dos sistemas de retenção homologados e existentes no mercado é desenhada a pensar nos bebés de termo e não está adaptada para o transporte de bebés prematuros. Para o bebé prematuro ir bem “contido”, a distância entre o ponto de inserção dos cintos que passam nos ombros e o assento da cadeira não deve exceder 25 cm. A distância entre a inserção do cinto que passa entre as pernas e as costas da cadeira não deve ser superior a 13.7cm.

Se a cadeirinha que os papás têm não tiver estas características, então vamos sugerir algumas formas de tornar a vossa cadeirinha segura para o vosso bebé.

Os bebés prematuros têm menor tónus muscular e controlo da cabeça que os bebés nascidos de termo. Durante a condução normal, em caso de travagem ou até mesmo de acidente, a sua cabeça é mais facilmente projetada para a frente e lateralmente e daí resultar maior risco de lesão da coluna cervical. Por outro lado, quando sentados normalmente numa cadeirinha a 45º adquirirem uma posição mais fletida o que pode causar alguma dificuldade respiratória ou agravamento de refluxo gastroesofágico.

Vejamos então como devemos colocar o bebé prematuro na cadeirinha

O encosto da cadeira deve fazer um ângulo de 45º com o assento do banco do automóvel. O bebé deve estar sentado de forma a que as costas e as nádegas estejam em contacto direto com o encosto da cadeira, e deve ser fixado à cadeira com o arnês. Atenção papás nunca devem colocar nada entre o bebé e a cadeira, uma vez que a segurança dos cintos (arnês) pode ficar comprometida. Apenas poderão ficar por baixo dos bebés, capas específicas para as cadeirinhas que possuam aberturas para a passagem dos cintos. 

Os papás devem garantir que o bebé está bem apoiado lateralmente o tronco e a cabeça do bebé. Os bebés prematuros poderão necessitar de dispositivos apropriados como redutores e/ou fraldas de pano enroladas em seu redor, de forma a mantê-los apoiados e na linha média, permitindo o suporte dos membros superiores e inferiores, numa posição fletida junto ao corpo. 

Tal como podemos ver na imagem, de forma a garantir que o bebé fica bem posicionado, podemos colocar duas fraldas de pano enroladas, uma de cada lado da cabeça do bebé, evitando que a sua cabeça oscile no transporte. Caso o bebé fique com a zona de inserção do arnês longe do corpo, podemos colocar uma fralda de pano entre as pernas do bebé preenchendo o espaço vazio.

O arnês deve ser bem ajustado ao corpo da criança (folga máxima de 1 dedo entre o arnês e o ombro). Algumas cadeirinhas têm alturas diferentes para a saída dos cintos superiores, assim sendo estes deverão sair pela zona do ombro do bebé ou ligeiramente abaixo, devendo ser ajustados ao longo do crescimento do bebé.

O bebé prematuro deve sempre ser transportado no banco traseiro do automóvel, acompanhado por um adulto, no sentido contrário ao trânsito. A cadeirinha deve estar fixa à base isofix (caso os papás optem por uma cadeirinha com este sistema de fixação), ou então, com os cintos de segurança corretamente colocados, saiba mais acerca de como fixar a cadeirinha no nosso artigo aqui.

Está desaconselhada a permanência do bebé por longos períodos na cadeira e consequentemente viagens longas. Em intervalos de aproximadamente uma hora e meia duas horas deve-se fazer uma paragem e tirar o bebé da cadeirinha. 

Indicações especiais

Alguns bebés prematuros poderão necessitar de ir para casa com monitorização ou suplementação de oxigénio.

Nestes casos são necessários alguns cuidados a quando do transporte deste tipo de equipamentos no automóvel. Os equipamentos, como a garrafa de oxigénio, monitor cardiorrespiratório, devem estar fixos sob o banco ao piso do automóvel, de forma a não serem projetados em caso de acidente. A duração da bateria destes equipamentos e do oxigénio das garrafas, deve ser pelo menos o dobro do tempo da viagem, alguns deles podem ser ligados à bateria do carro.

As garrafas de oxigénio não devem ser deixadas no carro particularmente em dias de muito calor e sem vigilância, havendo risco de explosão.

Transportar uma criança num automóvel sem o respetivo sistema de retenção é um comportamento irresponsável que, em caso de acidente ou travagem brusca, pode ter consequências fatais. Cabe a cada um de nós zelar pelo bem estar dos nossos bebés.

Referências utilizadas para a realização deste artigo:

Referências utilizadas nas imagens

Author:
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria