O Polvinho, amiguinho do seu bebé

A iniciativa da utilização dos polvos dentro das incubadoras junto do bebé teve origem  na Dinamarca em Fevereiro de 2013, no contexto do Projecto Dinamarquês Octo.polvo-prematuro

Os polvos são feitos em crochê colorido de algodão premium. Os tentáculos não devem ser demasiado longos (pelo risco de asfixia), e a sua higienização deve ser feita de acordo com as indicações específicas de cada unidade de Neonatologia. Estes polvos são feitos por grupos de voluntários que os doam a instituições.

Os  criadores do projeto, acreditam que os tentáculos dos polvos se assemelham ao cordão umbilical, fazendo lembrar ao bebé o ambiente em que estava na barriga da mãe.

Quais os principais efeitos da utilização do polvinho?

  • Melhoria da respiração;
  • Aumento e regulação dos batimentos cardíacos;
  • Aumento dos níveis de oxigénio no sangue;
  • Evita que os bebés prematuros puxem cabos dos monitores ou tubos que possam ter para os ajudar a respirar ou a comer;
  • Cria uma relação entre o bebé-incubadora-mãe, tornando o ambiente da incubadora mais humano e acolhedor, permitindo à mãe marcar a sua presença no útero artificial (incubadora);

Ainda não existem estudos que confirmem a eficácia e segurança na utilização dos polvos². Ainda assim, em Portugal, já há algum tempo que estes “amiguinhos” fazem parte do dia-a-dia dos nossos bebés prematuros!

Referências utilizadas para a realização deste artigo

 

Author:
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria