A duração normal de uma gravidez é entre as 37 e as 42 semanas. Quando os bebés nascem antes das 37 semanas, estamos então perante um bebé prematuro ou pré-termo.
A taxa a nível mundial de parto prematuro é de 11%, sendo que nos países da Europa ronda os 5%, enquanto que em África se situa nos 18%.
Por cada ano nascem 15 milhões de prematuros, ou seja 1 em cada 10 bebés nascem antes do tempo. Em Portugal a prematuridade é de cerca de 8%, destes cerca de 1,2% nascem abaixo das 32 semanas. A área da neonatologia que estuda e cuida destes bebés tem tido avanços tecnológicos notáveis aliados ao conhecimento científico, que têm permitido a sobrevivência de recém-nascidos de idades gestacionais cada vez mais baixas.
Os bebés prematuros podem ser classificados em três categorias de acordo com a sua idade gestacional e peso ao nascer:
- Pré-Termo Limiar / baixo peso: entre as 33 e as 36 semanas de idade gestacional e/ou tem um peso à nascença entre 1500g e 2500g.
- Prematuro Moderado / muito baixo peso: entre as 28 e as 32 semanas de idade gestacional e/ou tem um peso à nascença entre 1000g e 2500g.
- Prematuro Extremo / extremo baixo peso: Aquele que nasce antes de ter completado as 28 semanas de idade gestacional e/ou pesa menos de 1000g.
É natural que os pais se sintam inseguros e ansiosos nos cuidados ao seu bebé prematuro. É um mundo desconhecido! Vamos ajudar-vos a saber um pouco mais sobre eles.
Quais as principais características do prematuro?
– Pele fina, brilhante e avermelhada;
– Pouco cabelo, mas muita penugem dispersa pelo corpo (lanugo) que cairá com o tempo;
– Cabeça maior em relação ao resto do corpo;
– Músculos fracos e pouca atividade corporal;
– Reflexos de sucção e deglutição (sugar e engolir) ausentes ou fracos;
– Dificuldade em controlar a temperatura corporal;
Os papás destes bebés têm em si um conjunto de perguntas sem resposta: Será que o bebé já estará totalmente formado? O que lhe vai acontecer? Do que vai precisar? Poderá ficar junto de mim?
Quanto menor é a idade gestacional com a qual o bebé nascer maior a sua imaturidade. Os bebés com idade gestacional inferior às 35 semanas, precisaram de mais algum cuidado e ajuda de profissionais para continuarem o seu desenvolvimento no mundo exterior, assim é comum o seu internamento nas unidades de neonatologia.
Os pulmões são os últimos órgãos a terminarem o seu desenvolvimento, pelo que, os problemas respiratórios são as complicações mais frequentes nestes bebés. Em algumas situações é necessária administração suplementar de oxigénio ao bebé, recorrendo à incubadora ou até mesmo a um ventilador, até que o pulmão ganhe a maturidade necessária para que o bebé consiga respirar sozinho.
A alimentação é outra das áreas que ainda não está totalmente desenvolvida no bebé prematuro. Normalmente o bebé só começa a aprender a alimentar-se a partir das 34 semanas. Assim sendo o bebé será inicialmente alimentado através de uma sonda e irá treinar os seus reflexos de sugar, na mama ou tetina, e engolir o leite ao longo do tempo.
Como já vimos anteriormente estes bebés têm uma pele muito fina e dificuldade em regular a temperatura do corpo arrefecendo com muita facilidade, necessitando por vezes de ficar em incubadoras que os aquecem e dão humidade, quando necessário, para que o bebé não arrefeça.
Os papás são fundamentais para que o bebé se desenvolva e cresça, a vossa presença e cuidado são sentidas pelo bebé. Existem vários cuidados que ajudam o desenvolvimento do vosso bebé, para saber mais veja aqui.
Referências utilizadas para a realização deste artigo
- https://www.clinicalkey.com/#!/content/book/3-s2.0-B9780323567114000195?scrollTo=%23hl0000445 acedido a 4/10
- https://www.spp.pt/noticias/default.asp?IDN=372&op=2&ID=132 acedido a 4/10
- http://www.spneonatologia.pt/wp-content/uploads/2016/10/Manual-completo.pdf acedido a 4/10
- https://www.clinicalkey.com/#!/content/book/3-s2.0-B9780723438717000111?scrollTo=%23top acedido a 4/10

Author: Diana Vaz
Categorias
- Amamentação (28)
- Acessórios (5)
- Alimentação na Amamentação (1)
- Cuidados (1)
- Dificuldades (4)
- Lei (1)
- Leite Materno (3)
- Medicação (2)
- Posições (4)
- Problemas (2)
- Vantagens (1)
- Bebés (82)
- Banho (4)
- Choro (1)
- Cólicas (2)
- Conforto do Bebé (5)
- Consultas (3)
- Cuidados do Bebé (9)
- Enxoval (5)
- Prematuro (15)
- Primeiros Socorros (3)
- Quarto (1)
- Recém Nascido (5)
- Sono do Bebé (10)
- Transporte (8)
- Vacinas (1)
- Crianças (42)
- Acidentes (8)
- Alimentação das Crianças (9)
- Aprendizagem (8)
- Conforto das Crianças (3)
- Doenças (5)
- Higiene (1)
- Maternidade (1)
- Parentalidade (2)
- Sem categoria (1)
Parcerias:
Na Aventura do Cuidar temos parcerias estratégicas com: