Desenvolvimento do Bebé Prematuro

Quando um bebé “nasce antes do tempo” são muitas as questões que surgem na cabeça dos papás. Como é o desenvolvimento do bebé prematuro? Como posso ajudar o meu bebé prematuro a crescer e a desenvolver-se?” 

É natural que os pais se sintam inseguros e ansiosos nos cuidados ao seu bebé prematuro. É um mundo desconhecido! Para saber mais acerca do bebé prematuro consulte o nosso artigo aqui.

Os profissionais de saúde desde cedo envolvem os pais nos cuidados ao bebé, a quando do seu internamento em unidades de Neonatologia. Está demonstrado que a minimização da separação do bebé dos pais tem efeitos positivos no desenvolvimento do cérebro do bebé, favorece o bem-estar psicológico dos pais e promove a ligação entre pais-bebé.

Alguns dos cuidados neuroprotectores que promovem o desenvolvimento do bebé, e em que os pais têm um papel fundamental: 

– Permanência dos pais o maior tempo possível na unidade de Neonatologia; 

– Cantar ou contar histórias ao bebé (utilizando um tom baixo de voz); 

– Proteger o sono do bebé, evitar interromper o seu descanso;

– Contacto pele-a-pele (Método Canguru), pelo menos durante 1h por dia- saiba mais aqui;

– Ajudar a acalmar o bebé, através do toque e voz, durante a realização de procedimentos dolorosos

– Proteger o bebé da luz e do ruído;

– Pegar e mexer no bebé com movimentos lentos, mantendo a cabeça alinhada com o corpo e os braços e pernas fletidos;

– Se a mãe desejar amamentar, deve iniciar a estimulação e extração do leite o mais cedo possível, e amamentar o bebé assim que os profissionais de saúde o aconselhem;

– Alimentação por sonda – os pais podem segurar na seringa do leite, enquanto permanecem com o bebé ao colo e mantém contacto visual;

Cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. Apesar das complicações que podem surgir associadas à prematuridade, existem inúmeros casos de sucesso! O bebé prematuro é sem dúvida um ser especial, mas não existem dúvidas que o que melhor o define é a sua vontade de viver e vencer! Para isso precisa muito da vossa presença e amor!

 

Referências utilizadas para a realização deste artigo

Author:
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria