Cuidados Com a Cabeça do Bebé

O recém-nascido é um ser frágil e totalmente dependente dos cuidados dos seus papás. Uma das zonas do corpo do bebé que nos merece maior cuidado é a cabeça e pescoço. A musculatura cervical (músculos da zona do pescoço) são ainda muito imaturos e o bebé não tem ainda força para segurar a sua cabeça, necessitando de apoio permanente. Assim sendo vamos falar um pouco acerca dos cuidados a ter com a cabeça do bebé. 

Uma das mais comuns preocupações dos pais centra-se na fontanela anterior do recém-nascido (conhecida como moleirinha). O crânio de um bebê é composto por seis ossos que são unidos entre si por um tecido flexível e elástico.

Se palpar a cabeça do seu bebé irá certamente encontrar estas zonas mais macias, chamadas de fontanelas. Estas zonas são extremamente importantes pois permitem o crescimento do cérebro da criança. O seu encerramento ocorre por um processo lento de ossificação, entre os 4 e os 26 meses. Apesar de se tratar de zonas sensíveis, estas podem ser tocadas e lavadas, sem quaisquer problema desde que não sejam pressionadas com força.

Tal como já referimos anteriormente o pescoço do bebé é muito sensível, e não possui força suficiente para suportar o peso da cabeça, logo brincadeiras que envolvam abanar o bebé com força são muito perigosas, na medida em que podem originar o síndrome de Shaken Baby, que pode acarretar graves lesões ao bebé tais como hemorragias cerebrais, fraturas ósseas e lesões cerebrais permanentes.

Manter o bebé confortável é outra das preocupações dos papás, nomeadamente no que concerne à posição do bebé na cadeira de transporte (“ovo”).

A cadeirinha do bebé por mais confortável que seja, não é o local indicado para permanecer por longos períodos porque se trata de uma superfície mais dura e menos confortável para o bebé. É fundamental que os papás garantam que o seu recém-nascido está seguro na cadeirinha de transporte, garantindo a estabilidade da cabeça evitando oscilações durante o transporte. Podendo recorrer a redutores próprios para a cadeirinha ou a fraldas de pano que permitam diminuir o espaço livre estabilizando a cabeça do bebé, alinhando-a com o corpo, saiba mais aqui.

Esperamos ter ajudado os papás a compreender e conhecer melhor alguns dos cuidados fundamentais a terem com a cabecinha do vosso bebé.

 

Referências utilizadas para a realização deste artigo:

  1. https://www.news-medical.net/health/When-Does-the-Fontanelle-Close-(Portuguese).aspx (acedido a 15/10/20)~
  2. http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0872-07542018000100007&lang=pt(acedido a 15/10/20)
  3. https://www.actamedicaportuguesa.com/revista/index.php/amp/article/viewFile/1479/1065(acedido a 15/10/20)
  4. https://www.apsi.org.pt/index.php/pt/component/content/article/2-uncategorised/234-a-escolha-da-cadeirinha-adequada (acedido a 15/10/20)
Author:
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria