Quando nasce um bebé de termo e saudável, o vínculo afetivo com os pais é desde logo promovido pela interação com o bebé. No entanto, quando por algum motivo o bebé nasce antes do tempo, muitas vezes é inevitável um afastamento entre o bebé e os pais, é então fundamental encontrar formas de promover a interação entre os pais e o bebé prematuro, promovendo o estabelecimento do vínculo afetivos que os irá unir para sempre.
O contato entre os pais e o bebé constitui a base de desenvolvimento de todos os RN, favorecendo a abertura a experiências que lhe permitirão adquirir novas aprendizagens.
Vários estudos têm demonstrado que uma das formas mais eficazes de promover a vinculação pais-bebé é o contacto pele a pele o mais precocemente possível, surge então o conceito de método canguru.
Mas afinal o que é o método canguru? O bebé é colocado no peito da mãe/pai numa posição vertical, apenas de fralda e coberto por um pano que é ajustado de modo a não deslizar, com a cabeça virada para o lado permitindo o contato visual entre mãe/pai e bebé e com os braços e pernas fletidos. O pai/mãe e bebé devem usar roupa leve e de abertura fácil.
Os papás sabiam quando e porquê surgiu o método canguru? Surgiu em 1979, em Bogotá, na Colômbia por falta de incubadoras os recém-nascidos prematuros eram colocados no peito das suas mães, o que os mantinha quentes e protegidos, para além disso foi constatada uma diminuição da taxa de mortalidade e do risco de infeção e melhoria na relação estabelecida entre as mães e os bebés.
Então quais são os benefícios para o bebé prematuro de fazer regularmente método canguru? Melhor desenvolvimento sensório-motor, o bebé apresenta valores de frequência cardíaca, respiratória e percentagem de oxigénio no sangue mais estáveis, um melhor aumento de peso, o bebé fica mais calmo e uma redução do tempo de internamento. Está já provado que o método canguru é eficaz para regulação da temperatura do bebé, estimula a amamentação e o estabelecimento do vínculo entre o bebé e os pais, independentemente do peso, idade gestacional ou situação clínica.
Mas será que o método canguru só tem vantagens para o bebé? Nada disso há muitas vantagens também para os papás, ora vejamos.
Vários papás que já experienciaram o método canguru, descrevem sensações como o alívio do sofrimento da mãe, que às vezes é consequência da experiência do parto antes de tempo. Os papás referem ainda que sentem que é uma oportunidade de aprendizagem e familiarização com o bebé, o aumento de autoestima e da sensação de controlo sobre a situação do seu bebé.
A relação que se estabelece entre os pais e o bebé é absolutamente fundamental para a criação de laços afetivos que transmitem amor, segurança e bem-estar ao longo da vida. Este processo pode ser dificultado pelo facto do bebé nascer prematuramente e por ser necessária uma separação física dos pais. Felizmente já foram estudadas formas de minimizar as consequências desta separação e promover a criação desses laços. Como vimos anteriormente uma dessas formas é a realização do método canguru, seja com o bebé prematuro ou com o bebé de termo, a realização do método canguru trás um conjunto de reações positivas tanto para bebé como para os papás, por isso aproveitem e desfrutem dos vossos filhos, conhecendo-os melhor a cada minuto.
Referências utilizadas para a realização deste artigo
- Brazelton TB. The importance of early intervention. In J. Gomes-Pedro (Ed.), Biopsychology of Early Parent-Infant Communication. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1986; p. 15-30
- Figueiredo B. Mães e Bebés. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para a Ciência e a Tecnologia; 2001
- Artigo -Kangaroo Mother Care: 25 Years after acedido a 29/10
- Anderzen-Carlsson, A. (et al.) Parental experiences of providing skin-to-skin care to their newborn infant – Part 1: A qualitative systematic review. International Journal of Qualitative Studies on Health and Well-being, Outubro 2014 (1-22).
- OMS – Kangaroo mother care: a practical guide acedido em 29/10
Author: Diana Vaz
Categorias
- Amamentação (28)
- Acessórios (5)
- Alimentação na Amamentação (1)
- Cuidados (1)
- Dificuldades (4)
- Lei (1)
- Leite Materno (3)
- Medicação (2)
- Posições (4)
- Problemas (2)
- Vantagens (1)
- Bebés (82)
- Banho (4)
- Choro (1)
- Cólicas (2)
- Conforto do Bebé (5)
- Consultas (3)
- Cuidados do Bebé (9)
- Enxoval (5)
- Prematuro (15)
- Primeiros Socorros (3)
- Quarto (1)
- Recém Nascido (5)
- Sono do Bebé (10)
- Transporte (8)
- Vacinas (1)
- Crianças (42)
- Acidentes (8)
- Alimentação das Crianças (9)
- Aprendizagem (8)
- Conforto das Crianças (3)
- Doenças (5)
- Higiene (1)
- Maternidade (1)
- Parentalidade (2)
- Sem categoria (1)
Parcerias:
Na Aventura do Cuidar temos parcerias estratégicas com:















