Esta é uma das grandes dúvidas que surge aos pais aquando do nascimento de um bebé. Muitas vezes o primeiro banho do bebé é ainda na maternidade com a supervisão dos profissionais de saúde, no entanto o tão esperado regresso a casa será breve e é fundamental que os pais se sintam confiantes neste cuidado ao seu bebé.
O banho ao recém-nascido é um momento de carinho e partilha de afeto para além de ser um momento de higiene limpeza do bebé. Os bebés recém-nascidos e nos primeiros meses de vida não têm por norma necessidade de um banho diário, sendo suficiente o banho em dias alternados, não devendo este demorar mais de 5 minutos.
O momento do banho deverá ser um momento relaxante e de bem-estar para o bebé e família, poderá ser dado preferencialmente no período da noite promovendo o relaxamento do bebé e um sono noturno mais tranquilo, no entanto deverá ser adequado às rotinas de cada família.
Deve começar por reunir todo o material necessário antes de levar o bebé para o local do banho:
- Escolher e preparar a roupa a vestir, abrindo as molas colocando por ordem do que vestirá primeiro;
- Reunir produtos de higiene, compressas e soro fisiológico;
- Abrir toalha macia, preferencialmente com capuz, para proteger o bebé do rápido arrefecimento da cabeça;
- Preparar água do banho morna a aproximadamente 37 graus, como máximo de 5cm de altura (4dedos). Poderá consultar mais informações aqui.
- Antes de despir o bebé, poderá começar por limpar a cara com água, sem adição de gel de banho. Os olhos deverão ser limpos com compressas e soro fisiológico, utilizando uma compressa para cada olho, fazendo-o num movimento contínuo da zona mais limpa para a mais suja, o que por norma será de fora para dentro.
Seguidamente deve despir o bebé e colocá-lo em imersão dentro da banheira, apoie a cabeça do bebé no seu antebraço segurando o braço mais distante de si com a mão. Lave o corpo do bebé de forma suave, deixando para o final a cabeça e a zona genital.

Imagem retirada do site https://revistacrescer.globo.com/Os-primeiros-1000-dias-do-seu-filho/noticia/2015/09/banho-do-bebe-como-segurar-o-seu-filho-na-banheira.html
Retire o recém-nascido da água envolvendo-o na toalha, deve secar o corpo por zonas, deixando as restantes cobertas. Secar com especial atenção as pregas como o pescoço, virilhas e axilas, com movimentos suaves sem fricção. Limpe as orelhas com a toalha e não use cotonetes, pois a cera dos ouvidos é uma proteção natural.
Posteriormente deve hidratar a pele do bebé com um creme indicado, coloque um pouco de creme nas suas mãos e friccione ligeiramente para aquecer e espalhe massajando todo o corpo do bebé exceto as mãos, uma vez que o bebé as coloca na boca, e a cara onde apenas deverão ser colocados cremes específicos, longe da zona da boca e olhos.
Em seguida e deverá cuidar do umbigo do bebé, limpando-o com água e uma compressa, seque-o em seguida. Poderá consultar mais informações acerca dos cuidados a ter com o umbigo do recém-nascido aqui.
Finalmente deverá vestir o bebé de forma confortável e adequada à temperatura da zona em que o recém-nascido se encontra.
Referências que estão na base deste artigo:
- Consenso Clínico – Cuidados Cutâneos ao RN – (acedido a 5/10/20)
- Guia para pais SNS24 – (acedido a 5/10/20)
- Manual – Cuidados ao RN – (acedido a 5/10/20)
Author: Diana Vaz
Categorias
- Amamentação (28)
- Acessórios (5)
- Alimentação na Amamentação (1)
- Cuidados (1)
- Dificuldades (4)
- Lei (1)
- Leite Materno (3)
- Medicação (2)
- Posições (4)
- Problemas (2)
- Vantagens (1)
- Bebés (82)
- Banho (4)
- Choro (1)
- Cólicas (2)
- Conforto do Bebé (5)
- Consultas (3)
- Cuidados do Bebé (9)
- Enxoval (5)
- Prematuro (15)
- Primeiros Socorros (3)
- Quarto (1)
- Recém Nascido (5)
- Sono do Bebé (10)
- Transporte (8)
- Vacinas (1)
- Crianças (42)
- Acidentes (8)
- Alimentação das Crianças (9)
- Aprendizagem (8)
- Conforto das Crianças (3)
- Doenças (5)
- Higiene (1)
- Maternidade (1)
- Parentalidade (2)
- Sem categoria (1)
Parcerias:
Na Aventura do Cuidar temos parcerias estratégicas com:















