Fita prende chucha, sim ou não?

A utilização de fitas e prendedores de chuchas é amplamente difundida no mundo da puericultura. Não há loja de artigos para bebés que não tenha ao dispor uma ampla gama de fitas e prendedores de chuchas.

Mas sabia que existem normas internacionais para que este tipo de artigo seja adequado à utilização pelos bebés?

Existem duas normas europeias, que têm de ser cumpridas no fabrico das correntes e fitas: EN 71-1:2014 + A1:2018 (norma geral de segurança dos brinquedos) e a EN 12586 ( Norma específica para correntes de chuchas).

Alguns papás poderão dizer “Há normas para tudo,…?”  Felizmente sim, são estas normas que nos garantem a segurança das nossas crianças.

A norma específica relacionada com as fitas prende chuchas, através das quais se rege o seu fabrico, é a norma EN 12586, esta norma apresenta as especificações quanto ao comprimento e à forma das correntes e quanto à composição do material. Esta norma e mana directrizes como: 

  • As fitas não podem exceder 220 mm de comprimento, sem contar com a mola (isto deve-se ao facto da medida média do pescoço das crianças dos 0 aos 36 meses ser de 240mm);
  • As tintas utilizadas são não tóxicas, resistentes à transpiração e à saliva e não contêm substâncias nocivas;
  • As peças metálicas usadas são em aço inoxidável, sem níquel e não enferrujam;
  • As molas têm orifícios para respiração;
  • Os cordões utilizados não desbotam, são à prova de saliva e têm uma resistência à ruptura de, pelo menos, 25 kg;
  • Nenhum dos materiais usados contém metais pesados ou solventes.

Relativamente às normas EN 71-1:2014 + A1:2018, estas relativas à segurança geral dos brinquedos. Por brinquedo, e segundo esta norma entende-se : “Por brinquedo, entende-se qualquer produto concebido ou manifestamente destinado a ser utilizado em jogos, por crianças de idade inferior a 14 anos.”

Assim sendo, e caso a corrente/fita prende chucha não tenha uma uma evidente natureza lúdica, ou seja se a mola ou as contas tiverem formas simples e apenas estiverem decoradas com cores especiais ou alguma impressão. Essas decorações servem apenas o propósito de tornar a corrente de chupeta visualmente mais apelativa, não constituindo desta forma um objectivo lúdico, um brinquedo.

Outro dos pontos fundamentais a ter em linha de conta é o peso do prendedor da chucha, o risco de deformação da arcada dentária é uma realidade, e tanto mais provável quanto mais pesado for o prendedor e por quanto mais tempo for utilizado. É importante que sejam escolhidos prendedores leves.

Como os papás puderam constatar, a compra de uma fita para prender a chucha do bebé tem alguns pontos que deve ter em atenção para garantir que se trata de um objeto que cumpre o seu propósito e não coloca de modo nenhum em risco a segurança da criança.

Papás informados, são papás que proporcionam um crescimento mais seguro e tranquilo aos seus filhos.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil.

 

Referências bibliográficas:

Author:
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria