Bombas de leite em segunda mão, sim ou não?

Adquirir bombas extratoras de leite em segunda mão pode parecer economicamente atrativo, mas existem algumas preocupações sobre segurança e higiene. Este artigo explora as nuances dessa escolha, destacando os pontos cruciais a serem considerados pelos papás.

Em primeiro lugar gostaríamos de dizer que não é seguro compartilhar bombas extratoras de leite entre mamãs, isto porque estas bombas têm um sistema de bombeamento “aberto”, ou seja, não é possível substituir todos os componentes que entram em contacto com o leite materno.

E as mamãs podem pensar “ ah, mas como é óbvio vou esterilizar os componentes que entram em contacto com o leite”, e sim a mãe vai esterilizar…mas vai esterilizar em casa, num esterilizador, água a ferver, etc., que atingem  apenas os 100°C. 

No entanto sabemos que existem vírus/fungos/bactérias, como os da hepatite B ou da cândida albicans, que apenas são inativados (“morrem”) com temperaturas superiores a 121°C, ou seja, valores que não atingimos com a nossa esterilização doméstica.

Assim, não conseguimos garantir que o nosso bebé não seja exposto a estes microrganismos potencialmente causadores de doenças graves.

E agora, temos muitas mamãs a pensar “mas há farmácias e lojas que alugam bombas, por isso são utilizadas por vários utilizadores”…

É verdade, mas estas bombas são fabricadas para esse efeito, ou seja, sistema de bombeamento fechado que permite a substituição de todas as peças que entram em contato com o leite materno.

Para além disso, a FDA (Food and Drug Administration) tem diretrizes rigorosas sobre o que torna uma bomba multi-usuária ou não.

As bombas de aluguer são projetadas idealmente para múltiplos usuários e possuem filtros e barreiras próprias que garantem que o leite não entre no motor da bomba, evitando assim a contaminação cruzada. Por outro lado, quando uma mamã aluga uma bomba os componentes que entram em contacto com a mama e o leite são de uso apenas daquela mamã, ou seja, são novos entre utilizadores. 

Em suma, ao ponderar a utilização de uma bomba em segunda mão, é importante priorizar a segurança e a higiene de todos os componentes, de forma a garantir o bem-estar do seu bebé. Não se esqueça que as bombas de compra comum são projetadas como itens de uso pessoal, à semelhança da sua escova de dentes, por exemplo. 

Pode sempre optar por alugar uma bomba, projetada para o efeito, ou optar por adquirir uma nova, de forma a que se sinta mais tranquila e confiante.

 

Referências Bibliográficas:

Author:
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria.